quinta-feira, 31 de maio de 2012

A Gloriosa Ilha de Bali - Parte I


Você sabia que o nome poético de Bali, no idioma kawi, é Bali Dwipa Jaya (ou Gloriosa ilha de Bali)?? Eu também não sabia... Mas nas minhas pesquisas sobre o lugar, descobri que os nativos chamam aquele lugar tão glorioso assim. E não é que eles têm razão?

Bali é uma ilha que dispensa apresentações. Qualquer pessoa que tem acesso à internet, a livros, à televisão ou qualquer outra forma de informações já ouviu falar dessa fantástica ilha. E dessas pessoas, uns 60% sonham em conhecer o local. E eu tive esse privilégio...

Elephant Safari
Eu planejei minha viagem para o Sudeste Asiático por quase um ano, e Bali sempre esteve nos planos. Como visitar a Indonésia e não conhecer sua ilha mais famosa? Impossível... e todos os caminhos me levavam àquele lugar. Bali é um lugar meio místico: as pessoas estão sempre sorrindo ou “falando” sozinhas. Existem templos e mais templos espalhados pela ilha, e até um vulcão é motivo de adoração. A simpatia dos balineses é contagiosa e não se surpreenda se eles colocarem flores no cabelo das mulheres.

Bali é bem diferente do resto da Indonésia (pelo menos das outras partes que eu conheci). O idioma é o balinês, embora o idioma oficial continue sendo o Bahasa. A religião também é diferente, já que na ilha de Bali a maioria é hindu – Indonésia é predominantemente muçulmana. Aprender algumas palavrinhas em balinês sempre conferirá mais sorrisos que o normal...
Templos, templos, templos...
  1. Bom dia: Rahajeng Semeng
  2. Boa noite: Rahajeng Wengi
  3. Obrigado: Suksma
  4. Desculpe-me!:  Sugra nggih!
  5. Meu nome é Caroline : Wastan tiang Caroline
  6. Como você está?: Punapi gatra?
  7. EU estou bem. Tiang becik-becik
  8. Adeus/ Tchau: Pamit Nggih

Em Bali, você se surpreenderá com a beleza natural e encontrará diversão para todos os gostos. Quanto ao amor, Elizabeth Gilbert (autora de Comer, Rezar e Amar) estava certa: Bali é um local para você se apaixonar... Mas se apaixonar pelo lugar e não pelas pessoas que visitam aquelas bandas...
Bali, por incrível que pareça, é um local muito visitado por famílias e casais em lua de mel. Fiquei impressionada com a quantidade de famílias com crianças de colo, principalmente europeias. Todos os principais pontos turísticos estavam cheios delas.

É claro que lá também tem jovens solteiros (as) doidos (as) para farrear. E Kuta é o principal local para encontrá-los. Prepare-se para ver muitos (as) australianos (as). Vá reparado para festas animadas que começam às 8h da manhã e não têm hora para terminar.
A ilha é muito grande. E as atrações são bem afastadas umas das outras. Some a essa distancia um trânsito meio caótico. Então, reserve muitos dias para visitar a ilha toda, além de paciência para ficar 3h sentada em um carro... Mas sempre vale a pena...
Quanto à comida, Bali tem restaurantes maravilhosos e FIQUE NELES. A chance de você comer algo bem esquisito e gorduroso é muito grande... O guia Lonley Planet indica um restaurante chamado Cak Asm, na região de Denpasar. O motorista que contratamos e mais da metade do staff do nosso hotel não sabia onde ficava... Quando finalmente chegamos lá, a “suculenta” comida indicada nada mais era do que lula frita com ovo (cumi cumi). Prefiro 10x o nasi goreng (arroz frito) de Jacarta.
Como mencionado aqui e aqui, os países do sudeste asiático costumam ter flores como símbolos típicos, e os parques, algumas ruas, postes e lojas são ornados com elas. A de Cingapura, por exemplo, é a orquídea, a de Kuala Lumpur, o hibisco, a de Bali (tudo bem, eu sei, Bali não é um país) é a frangipani.
A ilha de Bali é o paraíso dos spas e casas de massagem. Aproveite. Os preços são bons e as massagens, relaxantes.
Para facilitar a visualização, neste primeiro post, começarei falando da região ao sul de Ubud e os principais templos da ilha. No próximo, das praias mais ao norte, outros templos que valem a visita, dos melhores restaurantes da ilha e, claro, das compras.
Templo Taman Ayun

Vamos às dicas!!


Embaixada do Brasil:

"Mulia Tower" - Suite 1602 - 16th Floor
Jl. Gatot Subroto Kav 9-11
Jakarta - 12930 - Indonésia
(62 21) 526-5656
http://www.embaixada-brasil.net/indonesia-jacarta.html

Moeda:

Rupia (RP)
R$ 1,00 = Rp 4.720,00  (cotação de 26/5/2012)


Idiomas oficiais: Bahasa Indonésio e Balinês

Documentação:

Brasileiros precisam de visto para entrar na Indonésia, mas o documento é expedido no próprio aeroporto de chegada. Valor: USD 25,00. Além disso, é exigido passaporte válido por, no mínimo, 6 (seis) meses e endereço do local em que estará hospedado.

Quando ir:
O ano todo!!!!
Em julho, acontece o Festval Internacional de Pipas, em Sanur. O céu da ilha fica coberto de pipas gigantescas de até 8 metros.


Um dos inúmeros templos de Bali
Religião
A Indonésia é um país de maioria muçulmana. Em Bali, o hinduísmo é predominante e, como é um local de forte turismo, use o que você quiser...


Transporte:
O Ngurah Rai International Airport (DSP) é o único aeroporto internacional de Bali. Fica na capital, Denpasar, e mais ao sul da ilha

A Singapore Airlines tem voos de São Paulo a Bali, via Cingapura. A Qatar Airways tem voos diários, com escala no Qatar. A South African Airways também tem. A KLM faz escala na Holanda. E por ai vai... Inúmeras empresas aéreas europeias têm voos diretos para Bali.


É muito difícil se locomover em Bali. O trânsito é caótico, e a quantidade de motos é absurda. Alugue um carro com motorista por, aproximadamente, USD 40,00 a diária por 10h. Vale a pena. Infelizmente, muitos brasileiros vão para Bali, alugam motos e sofrem acidentes. Ano passado, um brasileiro morreu num acidente de moto. Tome cuidado.

Taxi é barato, mas como as distâncias são grandes e o trânsito congestionado, pode sair um pouquinho caro. Evite nos horários de pico.

Segurança

Os indonésios são muito rigorosos quanto ao tráfico de drogas, e a pena de morte é aplicada para traficantes. A indonésia é rota de drogas para a Austrália, então tome cuidado. Todo mundo sabe das histórias dos brasileiros que estão presos lá. Infelizmente, eles não perdoam.
O uso de drogas também é punido, e, em Bali, tem muita...
Eles também têm muito medo de atentados terroristas. O último atentado terrorista na ilha foi em 2002, numa boate em Kuta, e, de lá para cá, a segurança melhorou um pouco.



Monkey Forest Sanctary
Hospedagem:

Primeiro, decida o que você quer fazer em Bali para depois escolher o local de hospedagem. Eu falo isso porque as distâncias são muito grandes... Se você se hospedar em Nusa Dua, por exemplo, dificilmente vai conseguir curtir as praias do norte e voltar no mesmo dia. Se você quer badalação, escolha um hotel em Kuta ou Semyniak e por ai vai...
Bali tem todo tipo de hospedagem... de Hostel a hotéis 5 estrelas all inclusive. Mais uma vez, Veja no www.booking.com ou no http://www.hostelworld.com/ a melhor opção para você.


Atrações:

O sul da Ilha de Bali é a região mais movimentada. Dividir as atrações a partir de Ubud é o mais sensato, pois há muita coisa para se ver.

·         Ubud: é uma vila no meio de florestas e arrozais. Já falei par a minha amiga Bete e vou contar para vocês: na minha próxima viagem a Bali, ficarei em Ubud. Apesar passear pelas ruas da cidade não ser tão fácil como eu imaginei, as paisagens são sempre lindas... Tome cuidado, pois há muitos carros e motos. Visite o Monkey Forest Sanctuary (Mandala Wisata Wanara Wana – nome oficial) e alimente os milhares de macaquinhos do parque.
Fazer uma massagem em Ubud é essencial, principalmente se a casa de massagens já é um lugar belíssimo. Se você esta hospedado por aquelas bandas, vá ao Tamarind Spa at Murni's Houses (Jl. Raya, Ubud - www.murnis.com).
Se o que você quer é fazer aulas de yoga, vá ao The Yoga Barn (http://www.theyogabarn.com/).
Não perca a melhor experiência de todas: andar de elefante. Vá ao Elephant Safári Park, nas proximidades de Ubud.
Veja os terraços de arrozais de Ubud e de Tegallalang.

Riceboy em um dos inúmeros arrozais de Ubud
·         Denpasar: a capital da ilha é uma cidade bem movimentada. Se você está hospedado ali por perto e quer relaxar, visite a Casa Home Spa (Jl. Raya Canggu 58, Canggu) – massagens e mais massagens...
·         O Templo Taman Ayun, Jl. Ayodya, em Mengwi), fica entre Denpasar e Ubud. É lindo.
·         Kuta, Legian e Seminyak: região de mais badalação. Ali ficam as principais boates e praias mais movimentadas.
Confira a programação do Kuta Theatre (WWW.kuta-theater.com) e assista às tradicionais danças balinesas.
Inúmeros spas e casas de massagens.
·         Região de Ulu Watu: visitar o Pura Luhur Ulu Watu no fim de tarde é obrigatório!! Aproveite para ver a apresentação Kecak dance, no pôr do sol. As praias de Padang Padang (excelente para a prática de surf) e Impossible (bem bonita, mas de difícil acesso) merecem a visita.
Pura Tanah Lot
Pura Tanah Lot é um templo no meio de uma rocha no mar. Quando a maré abaixa, você tem acesso ao templo, desde que use a vestimenta apropriada – sarongue. No dia que eu fui, estava tendo um festival em homenagem
·         Nusa Dua e Tanjung Benoa: essa vila de pescadores se transformou na principal rota dos hotéis de luxo. As praias são bem mais bonitas que as de Kuta/Seminyak e, por ser um pouquinho afastado, é excelente para quem quer conforto e descanso.
Por do sol da Pura Luhur Ulu Watu


Segunda, eu volto com o restante das dicas.

Beijos

2 comentários:

  1. Carol, mais uma vez, isso tudo foi na mesma viagem???
    Beijos
    Andressa

    ResponderExcluir
  2. Nesse post, sim.
    Foram 4 dias em Bali e foi muito intenso!
    Mas ainda tem coisas por ai...
    Andressa, Bali é muito legal, mas muito cheio.
    O ideal é alugar um carro com motorista e fazer as coisas mais próximas do hotel nos primeiros dias. Depois, você faz as mais afastadas.
    Só não fiz as praias do norte (próximo post)...
    Bjos

    ResponderExcluir