sexta-feira, 4 de maio de 2012

Viagem com final feliz

É possível fazer uma viagem perfeita?
Perguntinha capciosa, não? É preciso ter sempre em mente que imprevistos podem acontecer durante a sua viagem. Um vulcão pode entrar em erupção e prejudicar a sua conexão, por exemplo.  Fora fenômenos naturais, sua viagem pode ser um sucesso se você se precaver de empecilhos chatinhos.
Minhas dicas começam aqui.

Guias

1.       Após escolher o lugar que você quer conhecer, adquira um bom guia de viagens. Nenhum guia é completo. Fato! Mas um bom guia é meio caminho andado. Eu gosto muito dos da Lonely Planet, mas já me decepcionei com algumas recomendações (conto esse “causo” no momento oportuno).
Complemento as informações do guia com pesquisas no Google e no Tripadvisor.com. Pesquiso sobre a história do lugar, leio blogs, comentários, até selecionar as coisas que eu quero visitar.
2.       Faço um roteiro preliminar básico destacando a cidade de chegada e o dia, os lugares que quer conhecer e a cidade de partida, bem como o triste dia da volta.
3.       Depois da pesquisa e de definir os dias de férias com o chefe (nem sempre nessa ordem), vou atrás das passagens. Eu recomendo que você tenha um agente de viagens de confiança. Ele não vai organizar a viagem para você, mas vai conseguir aquela passagem com preço promocional que você sempre quis.
4.       Enquanto o agente não consegue a melhor tarifa, você pode pesquisar empresas locais (o Lonely Planet indica agências mais conceituadas no país) para realizar alguma atividade que demande uma distância maior. Se você quer visitar apenas cidades e não gosta de se aventurar pelo interior, pesquise por estações de ônibus ou trem ou mesmo aeroportos. Veja os valores das passagens. Se sua preferência é em alugar carros, pesquise as locadoras.  
Anote tudo num “caderninho” de viagens. Você pode precisar dos dados quando chegar lá. Lembre-se que você está de férias. Imprevistos sempre acontecem; quanto mais informações e dados de empresas você tiver, mais rápido eles serão resolvidos. 
5.       Quanto aos hotéis, recomendo muito o booking.com. Nunca tive problemas com as reservas feitas por lá. Leia os comentários das pessoas que já se hospedaram nos hotéis. Elas são muito válidas.
6.       Depois de toda essa pesquisa e mais pesquisa, passagens compradas, cidades definidas, atividades extras agendadas, é só preparar a documentação e esperar o dia do embarque!
Quanto à documentação, vale lembrar que muitos países exigem passaporte válido por, no mínimo, seis meses. O certificado de vacinação internacional de febre amarela também pode ser exigido. Se você não foi vacinado, vacine-se. Se se vacinou, mas não tem o certificado internacional procure um posto da ANVISA (www.anvisa.gov.br). Meu certificado está grampeado no passaporte. Não tem como esquecer.
O visto é outra questão. Alguns países exigem que você já tenha o visto quando chegar ao país. Exemplo clássico são os Estados Unidos. Outros, como a Indonésia, exigem o visto, mas você pode adquiri-lo no próprio aeroporto e, lá mesmo, pagar a taxa.
Acredito que, com essas dicas, você vai curtir muito o lugar que escolheu para descansar e não terá aborrecimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário