sexta-feira, 18 de maio de 2012

Cingapura: a melhor cidade do mundo!!!!

Pra mim, o melhor lugar do mundo é a minha casa com minha família e minhas gatinhas; a melhor comida, a da minha mãe feita especialmente para mim; melhor cidade, sem dúvidas, Cingapura.
Muita gente vai falar que é Nova Iorque, mas eu não conheço a Big Apple... Então, por enquanto, Cingapura ainda ficará com o posto.
Merlion Park
Singapore, ou Templo do Leão, é a uma cidade perfeita! Esse negócio leonino é muito presente nos cingapurianos (segundo o Dicionário Aurélio, esse é o nome que se dá a quem nasce em Cingapura), que querem tudo mais bonito, atraente, poderoso que o dos outros lugares.  Tudo é muito organizado, além de majestoso. Quem gosta de arquitetura ficará encantado com os prédios de alto padrão e tecnologia; quem gosta de parques, com a beleza dos existentes no pequeno país.

Para os amantes da culinária, em Cingapura você encontrará comida dos mais diversos lugares do mundo e comerá da forma como se deve comer. No bairro Little India, por exemplo, eu comi tandoori chicken com a mão, e o “prato” era uma folha de bananeira.
Cingapura
Para os amantes de Fórmula 1, o circuito de Cingapura é noturno, muito iluminado e no meio da cidade! E se você quiser guiar uma Ferrari numa voltinha pela cidade, vai encontrar diversas Ferraris espalhadas pela cidade esperando por você – basta pagar a bagatela de USD 350,00 por 30 min. Para quem gosta de museus e exposições diferentes, você pode simplesmente andar na rua e descobrir que alguns “Guerreiros de Terracota” estão em exibição ai ao lado.

Em Cingapura, as leis são levadas muito a sério; e multas altíssimas são aplicadas a quem desobedece. Algumas são absurdas, como a proibição de mascar chiclete, mas outras são mais plausíveis, como a proibição de jogar lixo na rua!!! Essa contribui para a cidade ser impecavelmente limpa. Até as folhas das árvores parecem cair só na grama e nunca na calçada...
A título de curiosidade, os países do sudeste asiático costumam ter flores como símbolos típicos, e os parques, algumas ruas, postes e lojas são ornadas com elas. A de Kuala Lumpur, por exemplo, é o hibisco; a de Cingapura, a orquídea – mais um motivo para eu me apaixonar pela cidade já que as orquídeas são minhas flores favoritas.
Companheiros de viagem...

Eu fiz essa viagem com minha mãe e meu sobrinho, que na época tinha acabado de fazer 7 anos. Uma amiga me perguntou como ele reagiu a uma viagem tão longa e diferente. Eu respondi: ele adorou. Quando ele voltou de lá, ele nem falava em Disney nem nada. Tudo era Cingapura pra cá, Cingapura pra lá. Eu fiz tudo que eu queria fazer, claro respeitando a capacidade física dele e da minha mãe. Muitas vezes, eu fiz coisas que eu achava que eram atividades de criança e acabei me surpreendendo e adorando, como o Night Safári.  Quando eu queria fazer algo noturno, eu o deixava com minha mãe no hotel e saia. Eu converso até com a voz do elevado... Faço amizade fácil, fácil... Crianças adoram lugares diferentes, e Cingapura tem estrutura para recebê-las.
Por fim, reserve no mínimo 3 (três) dias para conhecer a cidade. Vale cada tarde passada lá!
Vamos às dicas!!


Embaixada do Brasil:
101 Thomson Road #10-05 & 09-05 (Setor Consular e de Promoção Comercial)
United Square Building
Singapore 307591
Fax: (65) 62564565
E-mail: consular1@brazil.org.sg
Região de Esplanade à noite

Moeda:
Singaporean Dollar (S$)
R$ 1,00 = S$ 0,63 (cotação de 16/5/2012)

Documentação:
Brasileiros não precisam de visto para entrar em Cingapura. É exigido apenas passaporte válido por, no mínimo, 6 (seis) meses.
O idioma oficial é o inglês.
Quando ir:
O ano todo!!!! A estação chuvosa, conhecida como monções, vai de dezembro a abril, mas as chuvas não são tão torrenciais.
A cidade é sempre quente e úmida, com temperaturas médias variando entre 25 e 33ºC. Leve um casaquinho para proteger do frio apenas do avião. Em Cingapura, você nunca vai usá-lo.
No dia 31 de julho é comemorado o Dia da Independência. Uma mega festa (eu tive a sorte de presenciar) é preparada: são shows, fogos de artifício, exposições gratuitas... Vale a pena!
Para quem gosta de Fórmula 1, a corrida de 2012 está marcada para o dia 23 de setembro.

Transporte:
A Singapore Airlines tem voos “diretos” de São Paulo a Cingapura (há uma pequena parada em Barcelona para abastecimento). A Qatar Airways tem voos diários, com escala no Qatar. A South African Airways também tem. E por ai vai...
Changi International Airport
O Changi International Airport é uma coisa de louco. Orquídeas e mais orquídeas embelezam as salas de embarque. Para a sua comodidade, o aeroporto também tem totens com internet e massageadores elétricos para os pés. Tudo grátis. Dentro do aeroporto não há free shop.  Taxi para o centro custará mais ou menos S$ 25,00. Alguns hotéis têm transporte de/para o aeroporto. Se você quer uma opção mais barata, existe o Mass Rapid Transit – MRT (veículo rápido), que custa apenas S$ 3,00, ou os ônibus, na faixa de S$ 2,00.
Abro um ponto para segurança porque acho muito importante: os cingapurianos são muito rigorosos quanto ao tráfico de drogas, e a pena de morte é aplicada para traficantes. Eles também têm muito medo de atentados terroristas, então, o aeroporto é cheio de detectores de metal e outras parafernálias.
É muito fácil se locomover em Cingapura, mas os estacionamentos são escassos e muito caros. Dentro da cidade, a melhor opção é o sistema de Sightseeing Hop-On Hop-Off Tour (http://www.ducktours.com.sg/) . São ônibus que circulam pelos principais pontos turísticos da cidade, e você pode entrar e sair do ônibus quantas vezes você quiser. São cinco rotas diferentes: três dentro da cidade (diurno e noturno), uma na Marina Bay (carro híbrido) e uma para Sentosa. Esse hop-on Hop-Off é o melhor que eu já andei. Você compra as diárias nas lojinhas espalhadas pela cidade ou dentro do próprio ônibus com o motorista. Por ter ar condicionado, vale a pena dar uma voltinha só para espantar o calor – peguei essa dica com a Elizabete Thomas-Burkhardt e usei muito!!! O valor é a partir de US$ 19 por pessoa.
Taxi é um pouco caro, mas nada comparado a Brasília ou São Paulo.
Os ônibus são excelentes.
Existe uma grande quantidade de ciclovias na cidade. Se você gosta de conhecer uma cidade pedalando, Cingapura é o lugar!!!!


Hospedagem:
Existem milhares de hotéis e hostels para todos os bolsos em Cingapura. Veja no www.booking.com ou no http://www.hostelworld.com/ a melhor opção para você. Eu recomendo muito o Marina Bay Sands. Além de uma enorme estrutura, como Teatro, shopping, restaurantes, somente os hóspedes podem nadar na mais alta piscina do mundo. Além da piscina, o Sands Skypark tem restaurantes e uma filial do famoso KU DE TA, um badalado bar/danceteria.  Você precisa conhecer aquela “preciosidade”. O Hotel, apesar de 5 estrelas, é muito impessoal e vive cheio de gente... Se você não se hospedar lá, é possível apenas visitar as instalações. 

Piscina do Marina Bay Sands

Atrações:
Cada esquina tem algo para se ver e tirar fotos... É impressionante.
·         No centro da cidade fica o Distrito Colonial. É a parte mais antiga, com arquitetura que remonta o período de dominação europeia. Os principais prédios são bem próximos uns dos outros. Faça o passeio a pé.
Visite o Victoria Concert Hall and Theatre; o Old Parlament House (prédio opulento!!), que agora é um museu de artes; a Old Supreme Cort; City Hall, e a St. Andrew’s Catedral (uma igreja anglicana maravilhosa). Visite o Singapore Art Museum e/ ou o Asian Civilisation Museum. Quando eu fui, estavam exibindo os Guerreiros de Terracota. Um pouco mais afastado está o National Museum of Singapore, que costuma ter exposições maravihosas, por isso, olhe a programação no site (http://www.nationalmuseum.sg/). 
·         Na região de CBD (centro administrativo e financeiro), visite o Merlion Park. Ali existe uma escultura gigante do símbolo de Cingapura, além de uma visão espetacular da baia. Bem próximo fico a região de Quays, banhada pelo Rio Singapore, com inúmeros bares, restaurantes e casas noturnas badaladíssimas (Clark Quay – principal, Boat Quay e Robertson Quay). Na baia, fica o complexo Esplanade – Theatres on the Bay. Conjunto modernos de teatros e outros edifícios de entretenimento (cinemas, bares...)

Singpore Flyer

·         Próximo à Marina Bay, você encontrará a Singapore Flyer, uma roda-gigante gigante que demora 60 min para completar uma volta. Dali você terá uma vista fantástica da cidade e do porto de Cingapura, um dos mais movimentados do mundo.
     Na região também fica o complexo do Marina Bay Sands, com o Sands Skypark do hotel, shopping, teatro, restaurantes, cinemas... A piscina do Sands Skypark é a atração principal do local. Não visitar a piscina é como ir a Curitiba e não visitar a Ópera de Arame. Se você não está hospedado no hotel, como dito anteriormente, você não poderá usufruir da piscina.
·         Chinatown. Como quase toda cidade do mundo tem uma Chinatown, Cingapura, cuja principal população é de descendentes de chineses, não poderia ser diferente. O bairro é vibrante, lanternas vermelhas espalhadas por todos os lados, comidas exóticas, chás e o terrível cheiro de cebola podre do Durião (fruta típica e adorada pelos asiáticos)... Vale a pena visitar o Budha Toth Relic Temple and Museum. Por incrível que pareça, o mais antigo templo hindu de Cingapura também fica ali: Sri Mariamman Temple.
·         A Índia também está muito bem representada na cidade. A Little India é um encanto! O barulho, o cheiro, as roupas, os sáris... Parecia a novela da Globo. Excelente lugar para comer e comprar umas lembrancinhas.
·         Na Arab Street, você poderá barganhar os preços de tudo. Os árabes adoram uma pechincha! Não deixe de tirar uma foto na Mesquita do Sultão.

Região de Marina Bay

 ·         O Singapore Botanic Garden é um dos parques mais bem cuidados e bonitos que eu já fui. É enorme, florido, arborizado, com laguinhos e bem sinalizado... Típico de Cingapura. Dentro do parque fica o National Orchid Garden, um paraíso para quem gosta de orquídeas como eu.. Orquídeas raras são facilmente encontradas e cultivadas lá. São mais de 3000 espécies e híbridos. Imperdível!
·         Por fim, vá ao Zoológico de Cingapura. Eu sempre achei os zoológicos iguais, mas o de lá é bem diferente. Os animais ficam bem próximos e, muitas vezes, soltos ao seu lado. Crianças adoram!!! Se você quer uma experiência completamente diferente, faça o Night Safari. Meu sobrinho amou – e eu também!!!!


Restaurantes:
Nem sei por onde começar...
Clar Quay tem inúmeros restaurantes e bares (www.clarkequay.com.sg/) que merecem sua visita. Não deixe de jantar no The Forbidden City by IndoChine, com sua comida suculenta. Eu adoro carneiro e nesse restaurante eu comi o melhor carré de todos os tempos. Muito bom!!! ,Estenda a noite por lá mesmo. O restaurante vira uma boate bem bacana!
Carneiro do The Forbidden City by IndoChine
Se você quer comer comida indiana, num restaurante tradicional, vá ao The Banana Leaf Apolo (http://www.thebananaleafapolo.com/), em Little India. O Plain Naan de lá é simplesmente delicioso.
Eu gostei muito do Cut by Wolfgang Puck, que fica no compexo do Marina Bay Sands. A carne estava do jeito que eu gosto (mal passada) e os acompanhamentos eram bem saborosos. Meu sobrinho, que não agüentava mais comer croissant e comida muito condimentada também gostou.
O tripadvisor também tem uma lista gigantesca de restaurantes gostosos que valem a visita (http://www.tripadvisor.com/Restaurants-g294265-Singapore.html).
Você já viu um programa chamado Tabu? Alguns episódios tratam dos hábitos alimentares do ser humanos. Coisas que nós brasileiros achamos nojentas, como comer carne de cavalo, são tradicionais e fazem parte do cardápio de outras pessoas. Pois é.... uma fruta típica do sudeste asiático e muito apreciada pelos cingapurianos é o durião. Deve ser da família da fruta do conde e da jaca porque ele é bem parecido, mas é do tamanho de um melão, mais ou menos. Então, eu acho que deveriam incluir o durião como comida nojenta, pau a pau com a “iguaria” do ovo chocado de 15 dias que tem o patinho já com penas. Quando você abre a fruta, aquele cheiro de jaca e cebola podres infesta o ar. Você consegue sentir o cheiro de longe... Se você é uma pessoa corajosa e gosta de experimentar comidas diferentes, em Cingapura, especialmente em Chinatown, você terá a chance de comer essa frutinha. Eu vou logo avisando que nem o doce presta!
Lembrancinha de Little India

Compras


Paraíso das compras caras...
O poder aquisitivo da população é muito alto, o que atrai as principais marcas do mundo, como Louis Vuitton, Gucci, Chanel, Dolce & Gabanna, Dior e por ai vai. Vale lembrar que essas marcas são muito presentes na Ásia e, em Cingapura não poderia ser diferente. A principal rua das marcas e shopping gigantescos é a Orchard Road.
Se você quer comprar joias ou tecido, vá a Little India. Eu comprei sáris de 6m por quase R$25,00 (chegando aqui fiz vestidos lindos... ainda estou com uns lá em casa esperando o modelo).
 Para chás, vá para Chinatown. Aprenda o ritual do chá. É muito bacana fazer em casa. 

  
Espero que você tenha gostado e se interessado em conhecer a melhor cidade do mundo!!!
Beijos
Skyline de Cingapura

obs.: Quanto às fotos, bem... Eu sou péssima! Por isso estou fazendo um curso de fotografia... Prometo que as fotos das próximas viagens serão melhores.







6 comentários:

  1. Maravilhoso! Fiquei morrendo de vontade de ir conhecer Cingapura! =D
    Beijos,
    Gabi

    ResponderExcluir
  2. Fiquei empolgada com a idéia!!! Vou amadurece-la ... adorei !!! bjs

    ResponderExcluir
  3. me deu vontade de chorar ao ver as fotos do meu lindo filho nesta viagem. elw me disse q qdo casar vai passar a lua de mel em cingapura, pois foi o lugar q elw mais gostou.espero um dia visitar tbem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paty,
      Matheus é maravilhoso e um excelente companheiro de viagem!!
      Ele é muito engraçado!!
      Marque ai na sua agenda: dezembro vamos a Cingapura!!!
      Bjos

      Excluir