quarta-feira, 23 de maio de 2012

Kuala Lumpur: Ásia em seus extremos

A cosmopolita cidade de Kuala Lumpur tem tudo que a Ásia pode oferecer: modernidade e tradição.

Kuala Lumpur

Como qualquer capital asiática, o trânsito é enlouquecedor. Carros, carros, motos, motos e algumas bicicletas. No meio desse caos, existem parques enormes e arborizados, além de muitos pássaros e macacos. Casas e cortiços tradicionais se misturam com prédios modernos nos bairros mais afastados. O centro e a região de Golden Triangle são completamente modernas, com prédios enormes, como as Petronas Twin Tower; nos bairros afastados, o principal meio de locomoção é a bicicleta e a motoca. Enquanto no centro as pessoas correm de um lado para outro, nos bairros mais afastados, a vida é mais tranquila.

Os produtos genuinamente malaios são fantásticos, principalmente as sedas, os batiks (vestimentas tradicionais da Malásia e da Indonésia)  e os chocolates. As sedas/ batiks são encontrados nas lojinhas do Central Market ou na Ilham Batik (telefone 2274-8131). Os chocolates malaios são uma tentação! A Malásia figura entre os principais produtores de chocolate do mundo. É uma loucura! Se você quer trazer lembrancinhas para amigos e familiares, traga um chocolatezinho... Impossível não adorar.

Bird Park

Os produtos chineses dominaram o sudeste asiático. Na Malásia não poderia ser diferente. As bugingangas chinesas estão espalhadas pelas lojas de Kuala Lumpur, mesmo fora de Chinatown. Não se assuste, as roupas também são Made in China. Então preste bastante atenção... infelizmente, alguns produtos chineses são de péssima qualidade.

Kuala Lumpur também é o paraíso das compras. As mulheres enlouquecem naquele lugar. Os homens, idem!!!! Impossível não namorar os relógios, as camisas, as bolsas, os carros...

Em Kuala Lumpur, você verá a influência marcante da colonização europeia, islâmica e indiana. A influência vai desde a comida aos prédio. Os malaios são super simpáticos, estão sempre sorrindo e adoram quando você conversa com eles, mesmo os muçulmanos, que são maioria. Como o turismo é bem forte na cidade, os muçulmanos já estão acostumados com as vestimentas ocidentais, mas evite exagerar: nada de barriga de fora!!! As leis, menos as de trânsito, são respeitadas. Faça a sua parte. Evite aborrecimentos. O álcool não é muito consumido, e alguns bares não servem. Nada mais comum que encontrar inúmeros jovens num barzinho bebendo Coca-Cola.

Relaxamento também é com os malaios. Faça o fish spa. Você vai dar muitas gargalhadas com as cócegas que os peixinhos fazem no seu pé.

A título de curiosidade, os países do sudeste asiático costumam ter flores como símbolos típicos, e os parques, algumas ruas, postes e lojas são ornados com elas. A de Cingapura, por exemplo, e já mencionado aqui, é a orquídea. A de Kuala Lumpur, o hibisco.
TKL Tower
Vamos às dicas!!
Embaixada do Brasil:
Suite 20.01, 20th Floor
Menara Tan & Tan
207 Jalan Tun Razak
50400 Kuala Lumpur
Malaysia
Telephone : +603 2171 1420
http://www.brazilembassy.org.my/
Moeda:
Ringgit (RM)
R$ 1,00 = RM1,56   (cotação de 21/5/2012)
Idiomas oficiais: Bahasa, Chinês e Inglês.
Documentação:
Brasileiros não precisam de visto para entrar na Malásia. É exigido apenas passaporte válido por, no mínimo, 6 (seis) meses.

Quando ir:
O ano todo!!!! A estação chuvosa, conhecida como monções, vai de dezembro a abril, mas as chuvas não são tão torrenciais.
Assim como Cingapura, a cidade é sempre quente e úmida, com temperaturas médias variando entre 25 e 33ºC. É bem abafada.
Para quem gosta de Fórmula 1, a corrida de 2012, no Circuito Sepang International,  foi no dia 25 de março. O circuito, próximo ao aeroporto, é bem afastado de Kuala Lumpur.

Religião
País de maioria muçulmana. Mulheres, evitem usar ombros e pernas de fora. Você não será atacada, apenas ouvirá coisas não muito agradáveis na rua.

Jalan Bukit Bitang

Transporte:
A Singapore Airlines tem voos de São Paulo a Kuala Lumpur, via Cingapura. A Qatar Airways tem voos diários, com escala no Qatar. A South African Airways também tem. A KLM faz escala na Holanda. E por ai vai...
O Kuala Lumpur International Airport é bem moderno. Melhor que os do Brasil. A única desvantagem é ser afastado da cidade. A Air Ásia tem um terminal próprio no aeroporto. A taxa aeroportuária já está inclusa no valor da passagem.
Não é muito difícil se locomover em Kuala Lumpur. Se você tem um bom mapa, andar na cidade fica fácil. Ocorre que a cidade é muito grande, e muitas atrações são distantes uma das outras.
Taxi é bem barato. Evite, contudo, nos horários de pico que concentram os grandes congestionamentos malaios. Se você é de São Paulo, não haverá surpresas, caso contrário...
O transporte público é bem eficaz.  A central de trens (KTM Sentral) liga a cidade aos mais diversos cantos da Malásia, além de passar por diversos pontos da cidade. Os ônibus também são bons, mas dê preferência ao Rapid KL e ao Metrobus. Além disso, o sistema Hop-On Hop-Off também  é muito bom (http://www.myhoponhopoff.com/). São ônibus que circulam pelos principais pontos turísticos da cidade, e você pode entrar e sair do ônibus quantas vezes você quiser. Você pode comprar as diárias nos pontos de embarque e desembarque e/ou dentro do próprio ônibus com o motorista. Por ter ar condicionado, vale a pena dar uma voltinha só para espantar o calor – peguei essa dica com a Elizabete Thomas-Burkhardt e usei muito!!! O valor é a partir de RM19 por pessoa.
Hospedagem:

Petronas Twin Tower

Existem milhares de hotéis e hostels para todos os bolsos em Kuala Lumpur. Eu aconselho escolher um no bairro Golden Triangle, próximo à avenida Jln Bukit Bintang – principal avenida dessa região. Ale é mais fácil de se locomover para os outros bairros e até para atrações mais afastadas. Já sabe: o www.booking.com tem excelentes opções com preços bons.  
Atrações:
Kuala Lumpur tem atrações para todos os gostos.
  • Na região central de Kuala Lumpur, visite o TKL Tower – 6ª maior torre de telecomunicações do mundo, além de ponto de informações turísticas, do alto da torre, 525 metros acima do novel do mar, o visitante tem uma visão panorâmica da cidade. Era a 5ª maior torre até um dia desses, mas no dia 22/5 foi inaugurada uma nova torre de comunicações no Japão que ultrapassou todo mundo. 
  • PETRONAS TWIN TOWER – Se você assistiu ao filme “Armadilha”, lembrará das torres com muito gosto. Foi o maior prédio do mundo entre 1998 e 2004. As visitações são permitidas, porém, os ingressos terminam muito cedo. 
  • Na região do Golden Triangle, a Jalan Bukit Bintang tem inúmeras lojas, restaurantes árabes, pubs irlandeses, o Old Ásia – mercado com muitas coisas bacanas para comprar. Visite o Shopping Berjaya Times Square – além de coisas baratas, dentro do estabelecimento comercial fica a maior montanha-russa indoor do mundo!!!! 

  • O Mercado Central é um excelente local para conhecer, fazer um fish SPA, comer algoo diferente e pegar o ônibus novamente. Azulzinho, ele é bem bonitinhos. O mercado Central fica bem próximo a Chinatown, que vale a visita pela diversidade de cheiros, sabores e gente!!! Se você optar por visitar Chinatown, nao deixe de vr  Sri Mahamariaman Temple, um dos maiores templos hindus de Kuala Lumpur e o mais decorado do país. 
  • Istana Negara é o Palácio Nacional do Rei da Malásia. É esplendoroso, mas você só consegue chegar no portão. Se você está no Hop on – Hop off, a parada para fotos é de 5 minutos. Corra, bata a foto e volte para o ônibus. O próximo pode demorar um pouco, e não há nada mais para ver ali por perto. 

  • Se você gosta de museus, o Museu Nacional é uma boa opção. Mas se você quer ver belezas e só tem tempo para um museu, vá ao Islamic Art Museum. Museu todo voltado para a arte islâmica, com mais de 7.000 artefatos, como cerâmica e trabalhos com metal. 
Se você vai ao Museu de Arte Islâmica, aproveite e visite a Mesquita Nacional, que, além dos belos jardins, tem capacidade para 15000 pessoas. Um negócio de louco! 
Outra opção é o National Art Gallery, com mais de 2500 peças em exposição permanente. Ali ao lado fica o Istana Budaya ou Palácio de Cultura, como diversos teatros – apresentações de operas, musicais e algumas performances de danças são mais comuns. 
  • Little India – tão charmosinha…
  • Little India
  • Um pouco afastado do centro da cidade fica o Orchid Garden e o Bird Park. No primeiro, você encontrará mais de 800 espécies exóticas de orquídeas, além de jardins maravilhosos. Mas nada se compara ao Orquidário de Cingapura. O Parque dos Pássaros é um encanto. Lá, os animais estão soltos, voando acima de nossas cabeças. É o maior parque aviário do mundo. Vale muito a visita!
  • Merdeka Square é uma praça histórica. Ali foi proclamada a independência da Malásia em 1957. OS prédios são arquitetura europeia, mas a maior atração é a velha estação de trem. 
  • Batu Caves. Uns 40 minutos de taxi de Bukit Bitang, e não mais que RM30, esse complexo de cavernas merece ser visitado. Mas vá preparado: são 272 degraus.
  • Próximo à Batu Caves fica a Royal Selangor (http://www.royalselangor.com). A fábrica produz diversos utensílios em estanho. Existem lojas por toda Kuala Lumpur, mas visitar a fábrica é mais interessante.
Restaurantes:
Na Jalan Bukit Bintang, você encontrará todo tipo de restaurante, principalmente árabe.

O tripadvisor tem sempre dicas atualizadas dos melhores restaurantes (http://www.tripadvisor.com/Restaurants-g298570-Kuala_Lumpur_Wilayah_Persekutuan.html).

Se você quer diversão, na Jalan P. Ramlee, no Golden Triangle, ficam as principais casas noturnas; outra opção são os bares e boates da Changkat Bukit Bintang.

Você já viu um programa chamado Tabu? Alguns episódios tratam dos hábitos alimentares do ser humanos. Coisas que nós brasileiros achamos nojentas, como comer carne de cavalo, são tradicionais e fazem parte do cardápio de outras pessoas. Pois é.... uma fruta típica do sudeste asiático e muito apreciada pelos malaios é o durião. Deve ser da família da fruta do conde e da jaca porque ele é bem parecido, mas é do tamanho de um melão, mais ou menos.


Fish spa!

Então, eu acho que deveriam incluir o durião como comida nojenta, pau a pau com a “iguaria” do ovo chocado de 15 dias que tem o patinho já com penas. Quando você abre a fruta, aquele cheiro de jaca e cebola podres infesta o ar.

Você consegue sentir o cheiro de longe... Se você é uma pessoa corajosa e gosta de experimentar comidas diferentes, em Kuala Lumpur, especialmente em Chinatown, você terá a chance de comer essa frutinha. Porém, em qualquer lugar que você vá, o cheiro de durião estará presente. Alguns hotéis se reseram no direito de proibir a fruta.

Compras


Na vibrante Chinatown, não deixe de barganhar. A Jalan Petaling é a rua mais agitada e a que possui as melhores lojas.

Na Jalan Bukit Bitang, o Pavillion é uma mega shopping com lojas de todos os lugares. Gucci, Armani, Marc Jacobs, Chanel, Louis Vuitton, Prada... Se você quiser comprar um carro, a loja da Porsche fica bem ao lado. Esse site aqui me ajudou muito quando eu fui.

Se você quer algo mais em conta, vá ao Shopping Berjaya Times Square, com preços mais populares. Vou logo avisando: se você não tem o biótipo dos asiáticos, nada vai servir em você.
Se você quer experimentar os deliciosos chocolates malaios, não deixe de comer na Beryl’s Chocolate (http://www.berylschocolate.com/). Se você é uma pessoa corajosa, experimente o chocolate de durião. É de vomitar. O de Tiramisu, por outro lado, é delicioso!
O Mercado Central tem algumas coisinhas, mas nada que valha muito a pena. Faça um fish spa!
Se você quer levar uma lembrancinha de estanho, compre nas inúmeras lojas da Royal Selangor. Mas prepare o bolso: é bem caro.

Espero que você tenha gostado! 
Beijos




4 comentários:

  1. Vizinha,
    Fiquei LOUCA para conhecer a Ásia com seus últimos posts.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vizinha!!!!
      Eu amei a Ásia!!!
      Cingapura e Kuala Lumpur são cidades muito cosmopolitas. Cheias de museus, praças, bares, restaurantes... Bom demais!
      Se vc quer algo bemmmmm diferente, tem de ir para a Indonésia. Lá tem aquelas motos com 15 pessoas, motos levando animais... É muito engraçado!
      Mas tbm tem belezas naturais incríveis...
      Daqui umas 2 semanas eu vou falar de Bali e Yogjakarta!
      bjos

      Excluir
  2. Adorei Carol, nunca tinha lido nada sobre a Malásia.
    Vc foi quando foi a Cingaoura ou foi em épocas diferentes??
    E quantos dias ficou em casa um??
    Beijos
    Andressa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Andressa!
      Eu fiquei 4 noites e 3 dias em Kuala Lumpur. Acho que foi suficiente para ver a cidade e Batu Caves. Em Cingapura eu fiquei só 3 dia. Acho que Cingapura merece um pouco mais, mesmo gastando um pouco mais.
      Kuala Lumpur é muito bacana!
      Vc precisa ir!
      bjos

      Excluir