terça-feira, 8 de março de 2016

Curaçao: a cor do Caribe


As Antilhas Holandesas, Aruba, Bonaire e Curaçao (ABC), eram ilhas de negociantes holandeses, vendedores de escravos e ponto de encontro de piratas. Hoje, o comércio e o turismo são os principais motores das economias.
Willemstad

Eu conheci apenas Curaçao e fiquei encantada. Curaçao, a maior das três ilhas, é uma mistura de cidades coloridas e interior charmoso e cheio de plantações. A capital, Willemstad, é um centro comercial forte com prédios e praças tombados pela UNESCO. A cidade é toda colorida e cada prédio é de um tom diferente. Engraçado que até as placas dos carros mostram as cores da cidade.

Curaçao conta com praias lindas e mar transparente e tem excelentes pontos de mergulho. E foi considerada pela Frommer`s um dos 12 melhores lugares para se visitar em 2012.

A ilha é hoje um importante porto no sul do Caribe e rota para os produtos que tem como destino a Venezuela, além de ser livre de impostos – ótimo para as compras!

A viagem para essa ilha tão bonitinha foi, por si só, uma aventura. Chegamos em Curaçao próximo ao horário do almoço e partimos no outro dia com o nascer do sol. Não importa o tempo que tenha durado, as companhias foram as melhores possíveis. E eu amo meus amigos!
Fim de tarde no Caribe
 Vamos às dicas!!


Embaixada/ Consulado do Brasil:

A Embaixada do Brasil responsável por Curaçao fica em Trinidad e Tobago. Há um Consulado Honorário para atender aos brasileiros


http://www.brazilcuracao.com/
E-mail: info@brazilcuracao.com


Moeda:
Florim das Antilhas Holandesas ou Netherlands Antillean Guilder (NAf) e Dólar (USD)
R$ 1,00 = NAf 0,88   (cotação de 8/6/2012)


Idiomas Oficiais: holandês, Espanhol, Inglês e Papiamento

Bairro de Punda - Fort Amsterdam à direita
Uma pequena curiosidade sobre o idioma Papiamento: é uma língua criola, derivada do pidgin portugues, também conhecido como guene. Era o idioma falado pelos escravos africanos (originários das zonas de Guiné-Bissau/ Cabo Verde/ São Tomé/ Golfo da Guiné) que foram trazidos pelos holandeses para o trabalho na lavoura de cana de açúcar no nordeste brasileiro. Com as Guerras do Açúcar, os holandeses, em sua maioria judeus, levaram boa parte dos seus escravos para as Antilhas Holandesas e o indioma português que, misturado com o guene, virou o Papiamento.
Papiamento vem de papiá (conversar), derivado da palavra portuguesa "papear".
Documentação:
Brasileiros não precisam de visto para entrar em nenhuma das ilhas. É exigido apenas passaporte válido por, no mínimo, 6 (seis) meses.

Quando ir:

O ano todo!!!! A estação chuvosa é de setembro a dezembro. Devido a sua localização, Curaçao não sofre com as temporadas de furacões do Caribe. OS cruzeiros costumam operar entre outubro e abril.
A temperatura média anual é de 28oC.
Entre janeiro e fins de fevereiro /março corre o Carnaval, que é um dos maiores do Caribe.




Transporte:
O Hato Internacional Airport recebe vôos de diversos países, inclusive entre as ilhas (para Bonaire, é cobrada tarifa doméstica; para Aruba, internacional). A Gol tem vôo direto de Brasília até Curaçao saindo e retornando sempre aos sábados.

Placa de um carro em Curaçao
É muito fácil se locomover em Willemstad porque a cidade é relativamente pequena. O Canal Annabaai divide a cidade ao meio: Otrabanda, região mais nova, e Punda, onde fica a velha Willemstad e o Fort Amsterdam. Existe uma ponte móvel – Ponte Queen Emma – que liga as duas partes, além de barcos gratuitos.

Os hotéis ficam próximos às praias e um pouco afastados da capital, por isso, a melhor opção é o velho e bom taxi.



Hospedagem:
Existem vários hotéis e hostels para todos os bolsos. Veja no www.booking.com ou no http://www.hostelworld.com/ a melhor opção para você.

As principais redes hoteleiras ficam afastadas da capital, bem próximo às praias.

Atrações:

·         Conheça a charmosa Old Willemstad, com suas ruelas de pedra, lojas e prédios coloridos, praças bonitas, cafés e o Fort Amsterdam (atualmente sede do governo).

·         Em Otrabanda, o Fort Riffart é um excelente local para comer, comprar umas lembrancinhas e ver os navios passando pelo Canal Annabaai.

Praia Parasasa
·         Quem gosta de museus, em Punda, pode visitar o Jewish Cultural- Historical Museum e o Numismatic Museum, com postais e selos de diversos lugares do mundo; em Otrabanda, Museum Kura Hulanda, que trata do período do tráfico de escravos; e em Scharloo, o Curaçao Maritime Museum, que mostra como a Companhia Holandesa das Índias Ocidentais conseguiu expulsar os espanhóis e dominas as três ilhas (Aruba, Bonaire e Curaçao – ABC).

·         Ao norte da Capital ficam as principais praias: Kleine St. Michiel (uma antiga vila de pescadores, com boa infraestrutura de cafés e restaurantes), Kas Abou, Playa Lagún, Playa Knip e Playa Kalki, todas com mar turquesa e excelentes para mergulhos com snorkel.

·         Além de praias, Curaçao conta com dois grandes parques: Christoffel National Park, com vegetação nativa, animais e antigas plantações de laranja, e o Shete Boka National Park, com cavernas e grandes pedras de calcário viradas para o mar. 


Se você quer fazer mergulhos, a melhor opção é a olhar as empresas credenciadas no http://curacaounderwater.com/




Carpaccio do Restaurante do Fort Riffart
Restaurantes:
Eu comi no Restaurante do Fort Riffart e aconselho muito. Peça o carpaccio de coelho (ou era de pato???)! Divino.





Compras

Se você chegar num domingo e tiver a sorte de um cruzeiro estar ancorado, você poderá comprar coisas lindas nas inúmeras lojinhas de Old Willemstad ou fo Fort Riffart. Caso contrário, as lojas fecham impreterivelmente às 13h.

Infelizmente, eu não comprei nada... nem um imã de geladeira!


O site oficial de Curaçao tem mais informações: http://www.curacao.com/pt

Beijos


Drink

Para finalizar, que tal fazer um drink bem especial com a mais famosa bebida de Curaçao: o Curação Blue?

Receita de Blue Lagoon
  • 1 dose de Vodka
  • 1 dose de Limonada
  • 2 dose de Curaçao Blue
  • Gelo
  • Completar com Soda
Misture a Vodka, a limonada e o Curaçao Blue com gelo na coqueteileira e sacuda bem. Coloque a mistura em dois copos altos e complete com soda!
Receita testada e aprovada!!!!

2 comentários: