sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Apaixone-se por Granada!


Granada foi fundada no século VIII pelos mouros que conquistaram parte da península ibérica (Al-Andalus) após a queda do império romano. Após séculos de domínio mouro e guerras, tanto civis quanto com espanhóis, em janeiro de 1492, o último califato muçulmano apresentou sua rendição aos Reyes Católicos – Ferdinand II e Isabel I –, num evento histórico conhecido como Reconquista.
Alhambra
Os séculos de ocupação moura influenciaram completamente a arquitetura do local. Mesmo com a construção de inúmeros prédios em estilo “europeu” (desculpem-me pelo desconhecimento dos termos corretos), o que chama a atenção de qualquer ponto da cidade é a magnífica Alhambra.
E como a Alhambra é linda... Impossível descrever todos os cantinhos dessa construção que é mistura forte e palácio. Ao lado dos palácios e jardins de Alhambra fica outra belíssima construção moura: o Generalife, palácio de “descanso” dos reis muçulmanos.
Alhambra é dos lugares mais fascinantes que eu já fui! Recomendo muito a visita!

Partal - Alhambra

Granada merece uma visita especial. Conhecer só Alhambra e Generalife não são suficientes. Tire um dia para passear pelas ruelas da cidade, conhecer sua pela catedral (no meio de prédios, é impossível tirar uma foto de toda a fachada), as praças, as fontes e as lojinhas...
Uma das inúmeras fontes de Granada
Vamos às dicas!!
Embaixada do Brasil em Madri, Moeda,  Documentação e transporte

Clique aqui.

Quando ir:
O ano todo!!!! Assim como nas outras cidades da Andaluzia, no verão (julho e agosto), prepare-se para temperaturas altas. A temperatura média em julho pode chegar a 33oC.  
Primavera e outono: na minha singela opinião de viajante, são as melhores épocas para se viajar para qualquer lugar do mundo. Clima mais ameno e paisagens mais bonitas. Na primavera, os jardins ficam mais verdes e floridos. No outono, aquela corzinha quente...
Patio de la Acequia - Generalife

Hospedagem:
Existem milhares de hotéis e hostels para todos os bolsos em Córdoba. Veja no www.booking.com ou no http://www.hostelworld.com/ a melhor opção para você. Eu fiquei no Íbis (igual em todo lugar do mundo). Por ser mais afastado, tínhamos de pegar taxi ou ônibus para qualquer outro ponto da cidade.
Existem hotéis bem próximos a Alhambra, mas longe do centro da cidade.



Atrações:

·         Alhambra: Patrimônio da Humanidade desde 1984, Alhambra é uma cidadela/ palácio mouro e um dos prédios mais importantes dessa arquitetura na Europa. 

As primeiras construções datam do século XI, quando era uma fortificação de guerra, e seguem até o fim do século XV, quando se transformou em palácio dos reis muçulmanos. 

Visite o Alcazaba (forte), Palacio Nazaries (palácio no centro das construções), Patio de los leones e a Sala de las Dos Hermanas. Os tickets são válidos apenas por meio período, então você precisa se programar para a visita. Compre com antecedência no www.alhambra.org ou no www.servicaixa.com.

Compre o Pascote "Day Visit", se você quiser visitar a Alcazaba, Nasrid Palaces, Generalife, Medina e os Jardinsdurante o dia. Preste atenção a um detalhe importante: você precisa comprar o horário que você realmente vai estar lá - se é pela manhã ou à tarde... Não dá para você comprar pela manhã e usar à tarde ou em outro dia.
Há restrição ao número de visitantes.

Jardins de Generalife e Alhambra ao fundo
Outra opção é o "Night visit". O limite é de 400 pessoas e as visitas sãoexclusivas ao Palácio Nasrid.
 

·         Genralife: Palácio adjacente a Alhambra. Alguns afirmavam que era o local onde os reis muçulmanos guardavam seus cavalos, mas foi descoberto que era local de descanso. Visite o Jardín de La Sultana e o Patio de la Acequia.
Obs: Alhambra é vista de qualquer ponto da cidade, pois fica em um plateau nas bases da Sierra Nevada. Em alguns bairros, como o Albayzín, você fica bem próximo ao plateau (separado apenas por um riozinho), mas o seu acesso à construção é bem afastado.
Granada vista de Alhambra
Na cidade, visite:
·         Bairro Albayzín: bairro mouro na base do plateau de Alhambra com muitas praças e ladeiras!


·         Mirador de San Nicolas: a visão mais impressionante de toda a cidade e de Alhambra.

·         Catedral de Granada: bem no centro da cidade, a catedral foi construída sobre ruínas de uma mesquita logo após a Reconquista. Segue o modelo da Catedral de Toledo. 

·         Capilla Real: situada ao lado da Catedral, na Capilla Real estão enterrados Ferdinand II e Isabel I, Reyes Católicos. 

·         Plaza de Bib-Rambla: área árabe de granada. Bons restaurantes e excelentes tiendas para pechinchar.
Catedral de Granada

Restaurantes:
Assim como nas outras cidades da Andaluzia, em Granada, você não vai comer mal! Não deixe de experimentar as mais diferentes tapas e o Jamón Pata Negra! Os restaurantes costumam ser muito bons, mas não deixe de comer no Carmen Mirador de Aixa (Carril de San Agustín, 2 - http://www.miradordeaixa.com/) e nos restaurantes árabes da Bib-Rambla.


Gostaram??

Beijos


5 comentários:

  1. Menina....saudade suas fotos estão e as informações nos fazem ficar morrendo de vontade de "dar um pulo até e voltar já!!!!
    bjs e aproveiete!
    Fernando

    ResponderExcluir
  2. Patricia lima Ferraz22 de agosto de 2012 às 08:17

    Queria ser rica para poder te contratar como minha guia partícular! As fotos lindas e maravilhosas as dicas. Vamos curtir Ny e fazer um post bem legal. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. você não precisa me contratar como guia...
      É só me chamar que eu vou!!!!
      bjos

      Excluir