segunda-feira, 20 de agosto de 2012

No inverno, São Petersburgo...

São Petersburgo, fundada pelo czar Pedro, o Grande em maio de 1703, serviu de capital do Império Russo por mais de 200 anos. E foi apenas depois da Revolução Russa de 1917 que a capital passou para Moscou. Mas a cidade continua sendo é um dos principais e mais elegantes centros culturais do Leste Europeu. 

Hermitage
 Localizada na entrada do Golfo da Finlândia e cortada pelo rio Neva (que passa 237 dias por ano coberto com gelo), a cidade é cheia de monumentos, grandes catedrais e canais – inspirados nos canais de Amsterdã!
 Quando eu a visitei, em 2003, a cidade tinha acabado de passar por uma “reforma” generalizada, afinal, São Petersburgo completava 300 anos! Que sorte! Mais que Moscou, São Petersburgo respira história e cultura. Foi nessa cidade que nasceu o escritor Dostoevsky, por exemplo, e é lá que se encontra o maior museu do mundo: o Hermitage – antigo castelo de inverno dos czares.
Coluna Alexander


O Hermitage é um sonho de museu. Você vai passar horas e horas lá dentro e não vai ver nem 1/10 das obras. Mas o que me surpreendeu no Hermitage não foi só o acervo, mas principalmente a imensidão do castelo, o luxo das salas e a riqueza dos czares.

A grandiosidade das construções russas continua... A cúpula da Catedral de St. Isaac, por exemplo, é uma das maiores do mundo.
Andar pela cidade é super gostoso, mesmo com o frio. Sentar em um café em qualquer uma das inúmeras praças da cidade é um charme!
Então, vai para a Rússia?? São Petersburgo é parada obrigatória!!!!!!
Obs: as fotos não são minhas.

Embaixada do Brasil em Moscou:
Ul. Bolshaia Nikitskaia, 54 – CEP 121069
Tel: 7(495)363-0366
Horário de Funcionamento: Seg-Sex, das 10:00 às 13:00 e das 14:30 às 18:00 horas
 Igreja de Nosso Salvador do Sangue Derramado
www.brasemb.ru/

Documentação:
Passaporte, com validade superior a seis meses.
Desde 2010, entrou em vigor o Acordo de Isenção de Vistos de Curta Duração entre o Brasil e a Federação da Rússia e, assim, brasileiros não precisam de visto para visitar o país. A permanência máxima é de 90 dias. Na minha época, eu precisei de visto (que é lindo, por sinal).

Quando ir:
A mesma regra de Moscou vale para São Petersburgo.
Viaje na primavera ou no outono!!!!
Primavera e outono: na minha singela opinião de viajante, são as melhores épocas para se viajar para qualquer lugar do mundo. Clima mais ameno e paisagens mais bonitas. Na primavera, os jardins ficam mais verdes e floridos. No outono, aquela corzinha quente...
Por que desaconselho o verão e o inverno?
No verão (julho e agosto), prepare-se para temperaturas altas que beiram os 35ºC e dias intermináveis. No inverno, o frio é de lascar (a menor temperatura registrada foi de -35,9ºC!!!!!!) Como eu sou muito friorenta, provavelmente beberia mais vodca que o normal para me esquentar.

Catedral de Smolny
Moeda:Rublo
R$ 1,00 = RUB 15,57 (cotação de 06/08/2012)
Leve dólares ou Euros. É importante levar notas novas. Muitas casas de câmbio não trocam aquelas notas amassadas, rasgadas ou cheias de fungos (sim, eu já tive muitas notas assim...)
Como eu disse aqui, um dos melhores lugares para comprar dólar é a Caixa Econômica. Outra opção é comprar na Cotação (www.cotacao.com.br).

Transporte:
o
Aeroporto Pulkovo em São Petersburgo liga toda a região com o resto do mundo. As principais empresas aéreas são: Alitalia, Rossiya, Aeroflot, RusLine, KLM, Emirates...
Para os menos afortunados, as opções são ônibus, trem ou ferries.
A principal estação de ônibus de São Petersburgo fica na Naberegnaya Obvodnogo Kanala, #36 (perto da estação de metrô Obvodnoii Kanal);tel.: (812) 756-5777, 7.00-22.00 (informações).E-mail: info@avokzal.ru
Catedral Naval de St. Nicolas e jardins
São Petersburgo tem 5 estações de trem (todas no centro), então cuidado na hora de comprar o ticket e confundir o local de embarque. A melhor opção é comprar os tickets na Railway Agency (Griboedova Channel, #24, tel: (812) 162-3344) ou no http://www.russiantrains.com/
Se você quer continuar a viagem por barco para outros lugares, como Helsinki ou Estocolmo, procure a St. Peter Line, no porto Marine Facade (Ul. Nevskoi Gubi, 1D. tel.: +7 (812) 303-67-40). 

Em São Petersburgo, faça tudo a pé ou de metrô. Taxi é relativamente barato, mas, assim como Moscou, St. Petersburgo é uma cidade grande.

Hospedagem:
Os hotéis simples de São Petersburgo são bem melhores que os de Moscou. Veja no www.booking.com as opções. Se você gosta é de albergues, o www.hostelworld.com/ a melhor opção para você.

Atrações:
·         Hermitage: Atualmente, é o maior museu do mundo, mas já foi um complexo de prédios imperiais que abrigavam a Família real durante boa parte do ano. São mais de três milhões de obras expostas – você vai gastar muito tempo olhando cada uma... Na entrada do museu, há um roteiro para ver as principais obras e instalações do museu. 

Eu e o Hermitage ao fundo
O complexo do Hermitage é dividido em: Palácio de Inverno (Antiga residência dos imperadores russos), os prédios Pequeno, Antigo e Novo Hermitages, o Teatro, a Casa Auxiliar, o Palácio Menshikov, Prédio de Segurança e o Museu de Porcelana Imperial (fábrica).  No centro do complexo, há uma praça com a Coluna Alexander. Mais informações: http://www.hermitagemuseum.org/. A entrada custa 400 rublos.
 

Se você for a São Petersburgo e visitar o Hermitage, a viagem já valeu a pena, mas a cidade tem mais coisas a oferecer, como as principais igrejas da cidade (site oficial - http://eng.cathedral.ru/)
·         Igreja de Nosso Salvador do Sangue Derramado (fica na 2b Naberezhnaya Kanala Gribboyedova): igreja bem colorida (parece a de São Basílio em Moscou), foi construída no local onde o Imperador Alexandre II foi assassinado, em março 1881. A igreja tem cúpulas douradas e muitos mosaicos. O interior é ainda mais bonito.
Catedral de St. Isaac

·         Catedral de St. Isaac: remete ao neoclassicismo russo da metade do século XIX. A igreja é gigantesca e sua cúpula, uma das maiores do mundo.
  ·         Catedral Smolny: a catedral é a preciosidade barroca de St. Petersburgo. Azulzinha, ela conta com 5 pequenas cúpulas. O interior também é lindo!
 ·         Catedral Naval de St. Nicholas (Nikol'skaya Ploshchad | próxima aos canais Kryukov and Griboedov): vale a pena conhecer a igreja e seus jardins!
·         Catedral Kazan (Kazanskaya Ploshchad, 2 | Nevsky Prospect): iniciada em 1801, a catedral, projeto de um arquiteto italiano, demorou 10 anos para ser concluída. Durante a invasão de Napoleão à cidade, muitas pessoas iam rezar na igreja pelo fim da guerra, assim, a catedral virou um memorial de Guerra.
Catedral de Pedro e Paulo


As atrações dessa cidade que exala cultura e história continuam.
·         Para os amantes de balé, visitar o Teatro Mariinsky (1 Teatral'naya ploshchad) é quase uma obrigação. É a oportunidade de assistir a um espetáculo do balé Kirov em sua casa – como assistir ao balé Bolshoi no Teatro Bolshoi!
·         Foi na Fortaleza Pedro e Paulo que Pedro, o Grande, fundou a cidade, em 1703, nas margens do rio Neva. Dentro do forte fica a Catedral Pedro e Paulo, onde estão sepultados os corpos dos antigos czares (de Pedro I a Alexandre III, além da família de Nicolau II).
Por fim, nada melhor que perambular pelas ruas da cidade!

Restaurantes:
Não me recordo...
  
Catedral Kazan
 Compras
As lojinhas de souvenir ficam espalhadas por toda a cidade e nas lojinhas dos museus.





Bom, a família real sempre passava o inverno na cidade de São Petersburgo, mas para onde ela ia no verão?????
Beijos

2 comentários:

  1. Vi as fotos de minha amiga, que retornou da sua viagem a San Petersburgo. Fiquei fascinada com a beleza de moscou e de San Petersburgo. Simplesmente as duas cidades são de verdade o paraíso. Quero ter essa oportunidade em minha vida... é um sonho!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu me encantei com a Rússia.
      Acho que vale muito a pena uma viagem para lá! E se você tiver uma oportunidade, não a deixe escapar!!!

      Eu pretendo voltar!
      Bjos

      Excluir