quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Moscou!!!


A Rússia está no centro das atenções em relação à liberdade de expressão. Para quem não sabe, o governo Putin tem colocado cada vez mais barreiras contras as opiniões divergentes ao seu 3º mandato. Mas o tema do blog não é política. É viagem!!!! Vamos falar um pouquinho de Moscou e depois São Petersburgo. 
 
E lá fui, nos anos de 2003, visitar a Rússia. Na graduação de Relações Internacionais, tive a oportunidade (única) de fazer um curso de Política Externa Russa... Unindo o útil ao mais que agradável! 

Mas eu me “preparei” um pouquinho antes... 6 meses antes da viagem, entrei em um curso de russo. Devo admitir que me ajudou muito, principalmente por poder compreender o alfabeto cirílico. No mais, eu conseguia falar meia dúzia de palavras. Só!!!
E eu adorei Moscou. Foram quase 20 dias na cidade e eu acho que não vi nem metade do que o lugar tem a oferecer!
 Recomendo muito! Quem gosta de História poderá passear pela Praça Vermelha e imaginar os milhares de pessoas ali paradas para acompanhar os desfiles militares soviéticos. Ou passear pelas ruelas do Kremlin e dar de cara com algum político. Ou ainda dar uma voltinha de metrô e se encantar com as pinturas, mosaicos, esculturas das diversas estações que enaltecem o poderio militar soviético e as vitórias na 2ª Guerra Mundial.
Quer mais? Vá ao Arco do Triunfo de Moscou e veja a “homenagem” russa à derrota de Napoleão Bonaparte. 
Jardim dos Monumentos Caídos - Cadê o nariz do Stalin???
 Quer espetáculo? Assistir ao Balé Bolshoi, no Teatro Bolshoi, amolece o coração de qualquer pessoa que não gosta de dança... 
 A mistura dos marcos comunistas com o capitalismo recente é bem visível. Na Praça Vermelha, por exemplo, em frente ao Mausoléu de Lênin tem um shopping Center (GUM) cheio de lojas de luxo. Nas ruas, Ladas convivem muito bem com BMW e Bentleys – Moscou tem a maior comunidade de bilionários do mundo, segundo a Forbes 2011.
 As estátuas dos antigos líderes soviéticos também ganharam um parque especial, o Jardim dos Monumentos Caídos, em frente ao Parque Gorki (Metrô: Oktyabrskaya). Muito interessante. Acho que tinha umas 30 estátuas do Stalin por lá.
 Para a viagem não ser completamente desesperadora, afinal, o idioma russo é bem complicadinho (além do uso do alfabeto cirílico), seguem umas palavrinhas básicas com base na transliteração: 
Matrioskas
Sim: Da
Não: Niet
Obrigado: Spasibo
Muito obrigado: Bolshoe spasibo
De nada: Né-za-chta
Por favor: Pazhaluysta
Pode ajudar-me?: Ni maglíbi mne pamótch
Por favor: Pajálusta
Desculpa: Izvinite
Ola: Zdravstvuyte
Tchau: Dasvidánha
Bom dia: Dobroe utro
Boa tarde (até as 6): Dobry den
Boa tarde: Dobry vecher
Boa noite: Spokoynoy nochi
E a mais importante
Eu não falo russo: Ya niet govoryo po-roosski

Quanto à qualidade das fotos, quando eu viajei, eu não tinha máquina digital (não tinha porque era bem caro para a minha família na época, e eu tinha de escolher: viajar ou comprar uma máquina digital), então precisei escaneá-las. Mesmo assim, algumas não ficaram boas... Precisei usar as fotos da internet para ilustrar o blog.
 
Catedral de Cristo Salvador
Embaixada do Brasil em Moscou:
Ul. Bolshaia Nikitskaia, 54 – CEP 121069
Tel: 7(495)363-0366
Horário de Funcionamento: Seg-Sex, das 10:00 às 13:00 e das 14:30 às 18:00 horas
www.brasemb.ru/


Documentação:
Passaporte, com validade superior a seis meses.
Desde 2010, entrou em vigor o Acordo de Isenção de Vistos de Curta Duração entre o Brasil e a Federação da Rússia e, assim, brasileiros não precisam de visto para visitar o país. A permanência máxima é de 90 dias. Na minha época, eu precisei de visto (que é lindo, por sinal).

Quando ir:
Primavera, outono!!!!
Outono em Moscou - Parque Kolomenskoye
Primavera e outono: na minha singela opinião de viajante, são as melhores épocas para se viajar para qualquer lugar do mundo. Clima mais ameno e paisagens mais bonitas. Na primavera, os jardins ficam mais verdes e floridos. No outono, aquela corzinha quente... E em Moscou, as folhas no chão dão um ar mais que romântico.
Por que desaconselho o verão e o inverno?
 No verão (julho e agosto), prepare-se para temperaturas altas que beiram os 38,2ºC e dias intermináveis. No inverno, o frio é de lascar (a menor temperatura registrada foi de -42ºC!!!!!!) Como eu sou muito friorenta, provavelmente beberia mais vodca que o normal para me esquentar.

Moeda:
Rublo
R$ 1,00 = RUB 15,78 (cotação de 13/08/2012)
Leve dólares ou Euros. É importante levar notas novas. Muitas casas de câmbio não trocam aquelas notas amassadas, rasgadas ou cheias de fungos (sim, eu já tive muitas notas assim...)
Como eu disse aqui, um dos melhores lugares para comprar dólar é a Caixa Econômica. Outra opção é comprar na Cotação (www.cotacao.com.br).
Um pouco das estações de metrô

Transporte: Voo para Moscou está cheio: KLM, Air France, Ibéria, Air Berlin, British Airway, Lufthansa, Alitália, Qatar... A desculpa de que falta voo não cola! 
O Sheremetyevo International Airport, de onde chegam os principais voos internacionais, fica um pouco afastado do centro da cidade. Os outros Aeroportos são o Moscow Domodedovo Airport e o Vnukovo International Airport.  
É muito fácil se locomover em Moscou. O metrô funciona incrivelmente bem, além de ter estações maravilhosas. O que for perto, faça a pé! Taxi é relativamente barato, mas Moscou é uma metrópole de 10 milhões de habitantes e o trânsito é sempre complicado.


Hospedagem:
Eu fiquei num hotel horroroso, bem afastado do centro da cidade. O Izmaylovo Beta foi construído para as Olimpíadas de 1980 e, parece, de lá para cá nunca foi reformado. È um horror. Fuja dele!!!
Quando visitar Moscou novamente vou dar preferência a um hotel mais próximo ao centro e à Praça Vermelha.
Veja no www.booking.com as opções. Se você gosta é de albergues, o www.hostelworld.com/ a melhor opção para você.

Atrações:
Melhor parte de qualquer post!!
  • Praça Vermelha: O nome vermelho nada tem a ver com a cor das principais construções da Praça nem com o comunismo. É que, em russo, palavra красная (krasnaya) pode significar tanto "vermelho" como "bonito". Na Praça, visite:
Praça Vermelha vista da Catedral de São Basílio
Catedral de São Basílio -  é interessante conhecer o interior da igreja.
Mausoléu do Lênin – o mausoléu é alvo constante de antentados. Se você tiver a chance de encontrá-lo aberto, visite-o e veja o corpo de Lênin. Eu, particularmente, acho que é um boneco de cera (eu não quero polemizar)!
Museu Histórico Nacional e o Portão Ibérico.
Por fim, vá passear pelas inúmeras ruelas do Kremlin. Cheio de torres, quatro igrejas e inúmeros jardins – Não deixe de ver o Jardim Alexander em umas nas entradas do Kremlin
  •  Metrô de Moscou. Passeio obrigatório. Cada estação é mais bonita que a outra!!!!!

  • Praça Manege, com suas inúmeras fontes. Fica bem próxima à Praça Vermelha
  •  Teatro Bolshoi. Organize sua viagem para coincidir com uma apresentação no teatro. Você não vai se arrepender. www.bolshoi.ru/en/ 

Teatro Bolshoi
  •  Tretyakov Gallery: a principal galeria de Moscou. Você ficará horas e horas olhando os inúmeros quadros de printores russos de todos os estilos e épocas. 
  • Catedral do Cristo Salvador. Essa catedral tem uma história interesante. Durante a Revolução Russa, a igreja toda em mármore branco foi destruída, e um parque aquático foi construido no seu lugar. Os revolucionários acreditavam que a igreja alienava as pessoas e que todos os monumentos deveriam ser destruidos. Claro que essa ideia de “jerico” não foi muito aceita e, muitos anos depois, a nova igreja (de arquitetura idéntica) foi construída.  

    Parque Kolomensk
  •  Lomonosov Moscow State University (MGU) – Vista de diversos pontos da cidade, a universidade é enorme!!! 

  • Vorobyovy Gory (Ulitsa Kosygina 18): de lá, você verá toda a cidade de Moscou. 

  •  Parque Kolomenskoye (Prospekt Andropova 39): parque lindo com inúmeros prédios e igrejas. 

  • Mosteiro e Cemitério de Novodevichi (Nova Dama) - 1, Novodevich'ya naberezhnaya | Metro: Sportivnaya. 

  •  No Museu de Memória Cosmonáutica, você poderá ver os anos de glória da URSS no espaço. 

  •  Moscou também tem monumento e museu dedicada à 2ª Guerra Mundial. São o Poklonnaya Gora Memorial e o Museu da Grande Guerra Patriótica (ulitsa Fonchenko Brat'ev; Metrô: Kutuzovskaya) 
Estação de metrô

  • Se você tiver um tempinho a mais em Moscou, visite o Palácio Arkhangelskoye. Situada a 40 minutos de Moscou, a propriedade é cercada de lindos jardins e monumentos, além de ter um museu (www.arkhangelskoe.ru/eng/).

Restaurantes:
Eu experimentei muitas comidas diferentes. Lembro que bem próximo à Academia de Ciências da Rússia – Instituto de América Latina (onde fiz o curso), tinha um restaurante de comida ucraniana bem bonzinho. Servia umas saladinhas de cenoura, batatas e porco. 
Universidade de Moscow - Lomonosov


Como faz muito tempo que eu visitei Moscou, não me lembro muito bem dos restaurantes que eu fui... Sei que, na época, o maior McDonalds do Leste Europeu era em Moscou (infelizmente, comi um Big Mac em Moscou, mas eu era minoria – ninguém queria comer comida local!). Por isso, vou ficar devendo os restaurantes pra vocês.
 Mas, como os visitantes da Rússia estão no top 5 dos acessos, acho que vocês poderiam compartilhar conosco algum restaurante ou baladinha local! O que acham??

 Compras
Uma das igrejas do Kremlin
As lojinhas de souvenir ficam espalhadas por toda a cidade, mas você encontrará as principais na Avenida Tverskaya.

Ficaram com vontade de conhecer Moscou?? Eu estou louca para voltar...
E o que acharam os visitantes da Rússia do post? Querem compartilhar alguma dica em especial? Será um prazer dividi-la com todo mundo!!!
Beijos

Nenhum comentário:

Postar um comentário