segunda-feira, 4 de junho de 2012

A Gloriosa Ilha de Bali - Parte II


Sarongue
Como dito no post anterior, Bali é uma ilha que dispensa apresentações. O Lugar é um encanto, e a visita é recomendada. Se você quer conhecer a ilha como um todo, fique uma semana. As distâncias são grandes, e o trânsito é bem intenso.

Neste segundo post, falarei dos principais templos ao norte e à leste de Ubud e outros belos atrativos da ilha. Falarei também dos melhores restaurantes e, claro, dos melhores lugares para fazer suas comprinhas...

Atrações:

A região norte da Ilha é bem menos movimentada que a sul, mas também concentra lindas paisagens, montanhas e montanhas de arroz, templos a perder de vista e belíssimas praias.
·         Uma das praias mais bonitas de Bali é a White Sand Beach, em Karangasem. Quem quer surfar deve ir para o norte da ilha. A região de Lovina é a mais procurada.

·         A leste de Ubud fica a região de Amlapura e Tirta Gangga. Os palácios reais e os inúmeros painéis esculpidos fazem da região de Amlapura um excelente lugar. E Tirta Gangga, os palácios de águas fazem alusão ao Rio Ganges – veja o Taman Tirta Gangga. Além disso, os arrozais da região são sempre bem cuidados e bonitos.
Arrozais de Amlapura
·         Se você quer aventuras e gosta de esportes mais radicais, Bali White Water Rafting em ótimas opções de raftings espelhados pela ilha. A sede fica em Gianyar.
Taman Tirta Gangga
         Também em Gianyar, o Bali Bird Park e o Bali Safari & Marine Park são excelentes opções para levar crianças.


·         Para quem quer mergulhar, a melhor opção é procurar empresas credenciadas internacionalmente. A Bali Breizh Divers (Jl by Pass N'gurah Rai no70X - http://www.balibreizhdivers.com/) e a Bali Diving Academy Pemuteran (Hotel Taman Sari, Pemuteran - http://www.scubali.com) são algumas delas.
·         Aos amantes das escaladas, o Monte Agung é uma excelente opção. Lá de cima, é possível ver uma grande extensão da ilha.

·         Outro ponto interessante, mas com acesso restrito é o Monte Batur. O vulcão Batur, que entrou em erupção em 2000, é ponto de veneração pelos balineses. Templos e mais templos foram erguidos, e a visitação só é permitida com sarongue. Visite o Pura Ulun Danu Batur (no alto da vila).

·         Por fim, o Pura Ulun Danu Bratan é o maior templo às margens de um lago na ilha de Bali. Fica 62km de Denpasar.


Pura Ulun Bani Bratan

Restaurantes:
Existem restaurantes de todo tipo. Como disse antes, o Lonely Planet me mandou para um restaurante péssimo. Fique nos mais recomendados pelo tripavisor.com.

·         Kuta, Legian e Seminyak: Indico o Indo – National (Jl. Padma 17). Excelente comida local e ambiente agradável. Se você quer comida italiana, vá ao Ultimo (Jl. Laksmana 104). Muito bom, principalmente para quem viaja com crianças que só comem macarrão.
Pura Ulun Danu Batur
Se você quer comer deliciosos frutos do mar e estender a noite, vá ao SOS Supper Club (Jl. Dhyana Pura, Seminyak). Muito bom.
·         Não deixe de comer no Bawang Merah Beach Front Jimbaran (Jl. Segara Madu, Kelan Beach, Jimbaran - www.jimbaranbeachrestaurant.com). O restaurante é no meio da praia. Você escolhe a lagosta que você vai comer, os camarões e o peixe. Depois, tudo é colocado numa grelha. Hummmmm....
·         Em Ubud, não deixe de experimentar a deliciosa comida indonésia do Melting Wok Warung (13 Jl. Gootama, Ubud). Você não vai se arrepender.
·         Próximo ao Templo do Monte Batur, fica o Restaurante Grand Puncak Sári (Jl Raya Penelokan, Kintamani). Ali, minha mãe comeu cobra achando que era peixe frito. Ela tinha gostado, mas quando eu falei que era cobra, imediatamente, ela disse que o gosto era ruim.


Compras
Em Denpasar, o shopping Pasar Badung tem inúmeras lojinhas com souvenir. Porém, qualquer rua tem uma lojinha com produtos locais. Próximo a Ubud ficam as lojas de móveis em madeira. É um paraíso para quem gosta de produtos talhados na madeira.

Os lindos móveis balineses
Se você se apaixonar por um banco, por exemplo, prepare-se apenas para as altas taxas de importação e translado…
Eu comprei um biombo lindo… Foi uma luta trazê-lo para o Brasil. Primeiro foi a dificuldade em achar uma transportadora, depois negociar o preço, e, por fim, pagar a taxa de importação de 60% do valor do produto + transporte que a Receita Federal do Brasil cobra.
Eu acabei trazendo pela DHL. Além do preço do transporte, o atendente queria me cobrar um “seguro” a parte. Infelizmente, na Indonésia, a corrupção é pior que aqui no Brasil. E todos esperam algo em troca. Depois de muita discussão com o atendente, não paguei a taxa extra e despachei meu biombo… 4 dias depois ele chegou na minha casa, e eu ainda estava na Ásia. =o)
Espero que vocês tenham gostado.

Beijos


3 comentários: