segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Cusco - a Capital do Império Inca



Todas as estradas do grande império inca convergiam para uma cidade: Cusco - em espanhol Cuzco ou Cusco, em quíchua Qosqo ou Qusqu. Diz a lenda que os filhos do sol, Manco Cápac e sua irmã Mama Ocllo, emergiram do Lago Titicaca e seguiram para o Vale de Cusco para criar uma nova e imponente civilização: os incas. Os irmãos seguiram para um local próximo ao Valle Sagrado, onde iniciaram a construção de sua cidade. A capital do império atraia gente de todos os lugares dos Andes, impressionados com a beleza das construções e para ficar mais próximos do Imperador Pachacutec.
Iglesia de la Campañia de Jesús
No século XVI, o império sucumbiu à invasão espanhola, mas a cidade, com suas ruínas incas e igrejas barrocas, bons restaurantes e uma vida noturna bem agitada, continua atraindo gente de todo os Andes e de diversos países – principalmente europeus. 

Em Cusco você vai ver que roupas coloridas fazem parte do dia a dia das pessoas, assim como amarrar as crianças nas costas, que passear com a sua lhama de estimação não é diferente de um cãozinho e que a culinária peruana (digo, comer cuy e outras coisas mais impressionantes) é ainda mais rica.
 
Não deixe de comer nas picanterías (restaurantes informais - se você se preocupar muito com a higiene, você não vai sair do seu quarto) e experimentar os bolos de milho (tomales) e as chirichu (carne com outras sobras – estilo mexidão, mas sem ovo). 

Templo do Sol
Em Cusco, você terá a chance de experimentar a Chicha amarilla (cerveja de milho amarelo). 

Os mercados, principalmente o Mercado San Pedro, são fantásticos. Lá você verá de tudo um pouco: roupas de lã de alpaca, artigos para casa, temperos, frutas, animais... Nós íamos quase todos os dias ao Mercado San Pedro (2 quadras do nosso Hostel) e sempre nos surpreendíamos com as coisas que era vendidas ali. 

Fotos não são suficientes para descrever o local: você precisa ir até lá.

Passear sem destino pelas ruas de Cusco é um atrativo a mais: em cada esquina há uma praça ou igreja mais bonitinha que a outra. A mistura da arquitetura incas com a europeia (barroca) é impressionante: fiquei com uma certa raiva dos europeus ao ver que eles transformaram Qorikancha (um templo inca, com enormes paredes de pedra sem reboco e perfeitamente encostadas) em uma enorme igreja.
 

No bairro San Jerónimo (vá durante o dia), você verá como os andinos realmente vivem; nos arredores de Cusco, você conhecerá ainda mais da vida dos incas, com as enormes ruínas de Sacsaywamán e as do Valle Sagrado.
No centro da cidade, a Plaza de Armas é o ponto de encontro de todo mundo e a referência para qualquer viajante. A Plaza é enorme e rodeada de igrejas, aliás, prepare-se para visitar muitas igrejas... 
Plaza de Armas - Fonte de Pachacutec

 Mas Cusco não atrai turistas só por sua beleza. Ali é o ponto de partida para qualquer pessoa que queira visitar o Valle Sagrado e Machu Pichu – mas vamos deixar esses dois lugares para depois.

Quanto à saúde, vale lembrar que Cusco está a mais de 3400 metros de altitude. Muitas pessoas se sentem enjoadas ou com falta de ar. Para melhorar um pouco a “doença das alturas”, os andinos mascam ou fazem um chá da folha de coca. Vá sem preconceitos. Você pode mascar a folha o dia inteiro que você não vai ficar doidão, nem terá níveis de cocaína no sangue. Isso é tudo lenda. A folha de coca faz parte da cultura andina e só ajuda quem está em altitudes elevadas.
Se a folha de coca não te ajudar, nas farmácias são vendidos Kits de oxigênio para respirar. 
Mercado San Pedro - visita obrigatória
Então, vamos às dicas!!!! 

Embaixada do Brasil em Lima:
Av. José Pardo 850 •  Miraflores
Tel:  51 (1) 512-0830
EMERGENCIAS: 985039263
www.embajadabrasil.org.pe/

Documentação:
Passaporte, com validade superior a seis meses.

Quando ir:
O ano todo, mas o inverno é o mais recomendável. Prepare-se para noites muito frias e dias muito quentes... Mas a vantagem é que o céu estará sempre claro e sem nuvens, e as fotos ficaram lindas! Como é alta estação, os preços de tudo estarão nas alturas! Prepare o bolso, pois tudo em Cusco é o dobro do preço de Lima.
Nas outras épocas do ano, chove muito e isso pode dificultar as visitas aos templos e ruínas.  

Moeda:
Nuevo Sol ou, simplesmente, Soles.
Se você está levando reais, troque-os em Lima (dicas aqui). Em Cusco, eles desvalorizam ainda mais a nossa moeda e dão preferência para dólares ou euros.
Há caixas eletrônicos em vários pontos da cidade.
Os restaurantes costumam aceitar cartão de crédito (Mastercard com uma taxa extra), mas nos mercados, você só paga em dinheiro.


Cusco
Transporte:
A melhor opção é viajar de Lima para Cusco de avião. A viagem não dura mais que uma hora e pouco. As principais empresas que fazem o trajeto são: LAN, Taca, Star Peru e Perivian Airlines.
Se você comprar com antecedência, os preços são bem baixos.
A viagem de ônibus não é recomendada. Você ficará mais de 12h subindo e descendo montanhas, curvas e mais curvas, em altitudes que podem chegar a 4000 metros. Os enjoos são mais que frequentes e as viagens são desagradáveis.

Hospedagem:
Hotel ou albergue, não importa: fique perto da Plaza de Armas. Ali estão as principais agências de turismo, restaurantes, casas noturnas, casas de câmbio, agências governamentais e atrações.
Veja no www.booking.com as opções. Se você gosta é de albergues, o www.hostelworld.com/ a melhor opção para você.
Se você quer economizar e vai ficar em um albergue, fuja do Perwa Colonial (www.pirwahostelscusco.com). Apesar do Hostel estar numa das melhores localizações de Cusco – na Plaza San Francisco, duas quadras da Plaza de Armas e duas quadras do Mercado San Pedro –, as instalações deixaram muito a desejar. O quarto que ficamos era um pouco velho, e os chuveiros não esquentavam (ou, quando esquentavam, arrancavam o coro de tão quente, e a água quente durava 2 minutos). 

Eu mencionei, no post sobre Lima, que era importante colocar o seu nome na toalha, lembra? Pois bem... Lá estávamos nós no albergue quando a minha toalha desaparece. Como assim ela não estava mais dependurada na minha cama?

Quando sai do quarto, vi que a arrumadeira tinha colocado as toalhas de todos os hóspedes para secar. Misturou geral! E agora??? não lembrava qual era a minha - só sabia que era branca. Resultado: tive de comprar outra na cidade. 

Então, coloque seu nome na sua toalha para não ter problema. Mande bordar ou escreva de caneta mesmo.
La Catedral
Atrações:
ADORO!!!
Em Cusco, tudo gira em torno do turismo, e as agências vão fazer de tudo para tirar seu dinheiro. Estudantes com carteira internacional pagam meia entrada, masssss..... o estudante só pode ter até 25 anos, acima disso, paga inteira.
Para visitar as principais atrações de Cusco, o visitante precisa comprar um boleto turístico (S.130/70), que permite a entrada em dezenas de atrações, ou o boleto religioso (S.50/25), para as igrejas. A compra desse bilhetes só é feita nas agências do governo – Avenida El Sol, 103 (www.peru.info)
O boleto turístico de S. 70 é a melhor opção para quem faz o tour de 1 dia para o Valle Sagrado (vou explicar mais quando falar do Valle Sagrado). Quanto ao boleto religioso, não vale a pena comprá-lo, a não ser que você queira visitar todas as igrejas/ conventos - museus da cidade. Visitar a nave das igrejas é gratuito!!!! Você paga para ver as outras instalações. Escolha algumas igrejas e compre o ticket na entrada (em algumas igrejas você consegue comprar meia entrada, mesmo tendo mais de 25 anos)

 As principais atrações estão no centro Histórico, visite:
·       Plaza de Armas – principal praça da cidade. No tempo inca, era o coração do império. Importante notar que a bandeira do Império inca (arco-íris) está presente em quase todos os edifícios, e representa os quatro cantos do império.
·    La Catedral – na Plaza de Armas, esse prédio impressiona pelas características barrocas, cujas obras começaram em 1559 e duraram quase 100 anos.  A catedral fica em cima do antigo Palácio inca, e ao lado de outras duas igrejas. Ela é totalmente ornada com trabalhos da escuela cuzqueña.
  
·      Iglesia de La Compañia de Jesús  – também na Plaza de Armas, foi construída em 1571 em cima das ruínas do antigo castelo do último imperador inca, Huayna Capác. Em 1650 precisou ser reconstruída por causa de um forte terremoto.   
 ·    Iglesia Y Mosteiro de Santa Catalina – próximo à Plaza de Armas, é a igrejas das monjas.
 ·       Templo y convento de la Merced – é a terceira mais importante igreja de Cusco.
Múmias incas
·    Museu Inca – Conheça um pouco da história dessa grande civilização que viveu pouco mais de 4 séculos... 

Qorikancha
Qorikancha – “Pátio Dourado”, em Quechua, ou Templo do Sol, era um antigo templo inca que foi destruído para a construção do Convento de Santo Domingo. A base arredondada do templo foi mantida. Parte do templo inca era folheada a ouro e foi completamente saqueada pelos espanhóis. Hoje é uma mistura completamente esdrúxula da arquitetura inca com a colonial. Merece a visita. 
  
 ·      Mercado San Pedro – louco! Só que eu tenho a dizer. 
Cara de cavalo - coisas que você só vê no Mercado San Pedro!

Um pouco mais afastado da cidade, numa subida interminável, fica as gigantescas ruínas de Sacsaywamán, que serviam tanto de complexo religioso quanto militar. Suas pedras, que serviram para a construção da Catedral de Cusco, pesam até 300 toneladas. Vale visitá-la, pois é um “aperitivo” do que será visto no Valle Sagrado.
Sacsaywamán e suas pedras gigantes

Restaurantes:
Os restaurantes costumam ser bons. Servem os mesmos pratos e os preços são similares. Coma ceviche (peixe cozido no limão. Come-se com milho e batata doce e é muito apimentado) e, se você for muito corajoso, o cuy al horno (cuy é o porquinho da Índia – eu não tive coragem). 

Cuy assado - vai experimentar????

 Outras opções de comida são o Anticucho (bife com batata), Caldo de gallina (sopa de galinha tradicionalíssima – encontrada em qualquer esquina); Chicharrones (porco frito), Choclo con queso (milho gigantesco salpicado com queijo ou só com manteiga, se você preferir) e lechón (porco cozido com tamales).

Ceviche de trucha andina
Tudo (que eu experimentei) cai muitíssimo bem com Chicha morada e com a deliciosa Cerveja Cusqueña.

Para se divertir à noite:
1.    Mama Africa - Portal Harinas, 191, 2º andar – Plaza de Armas. Todo mundo vai para lá!
2.    Festas em algum hostel. Alguém vai falar no meio da rua, de preferência na Plaza de Armas, que vai rolar uma festa no bar de algum hostel. Corra para lá!

Compras
As lojinhas de souvenir ficam espalhadas por toda a cidade, mas as melhores coisas são compradas no Mercado San Pedro. Se você esperar um pouco mais, poderá comprar muitas coisas legais no Mercado de Pisac e em Chinchero.

Beijos

Nenhum comentário:

Postar um comentário