segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Abrolhos e a Costa das Baleias

O sul da Bahia sempre esteve presente na minha vida. Minha primeira viagem para ver o mar e minhas principais lembranças de infância em uma praia fora em Alcobaça, nos meados da década de 1980, quando íamos passar as férias na casa de praia de um cumpadre da minha mãe. E eu fui crescendo e continuei visitando as praias da região: de Porto Seguro até a divisa da BA-ES, conheço todas, exceto Caraíva. E fui além... Minha irmã e eu pegamos um barquinho e fomos para Abrolhos.
Minha irmã e eu em Abrolhos. Ao fundo, Farol de Santa Bárbara, instalado em 1861

O arquipélago de Abrolhos é composto por 5 ilhas, das quais apenas 1 é “habitada” (há um posto da Marinha) e, desde 1983, a região é um Parque Nacional Marinho. Abrolhos é um dos melhores pontos do Brasil para mergulho, e (dizem alguns sites de mergulho) está entre os 10 melhores do mundo. Possui águas transparentes (visibilidade de 25 a 30 metros), relativamente calmas e profundidades médias de cinco metros.

O mar possui tons que vão do verde-esmeralda ao turquesa e esconde corais que só existem ali: corais-cérebro. No mergulho, você também poderá ver tartarugas, arraias e cardumes dos mais variados tamanhos e formatos, além de inúmeras embarcações naufragadas em ótimo estado de conservação.
Baleia Jubarte
Aliás, o nome Abrolhos vem da mensagem que os primeiros navegadores diziam àqueles que se aventuravam pelas bandas do arquipélago. Como há muitos arrecifes de corais que circundam o arquipélago, os navegadores diziam “Abre olhos!!!!”. Ficou!  
Quem visita o arquipélago pode saltar alguns minutinhos na Ilha Siriba. A visita rápida é guiada por um monitor do parque que explica os hábitos dos atobás.
A atração no sul da Bahia não se restringe às belezas de Abrolhos. De julho a novembro, as baleias jubartes proporcionam momentos de êxtases aos visitantes. Imagine animais de 16 metros e pesando mais de 40 toneladas girando e saindo completamente para fora da água???  As baleias jubartes que visitam Abrolhos são as mais acrobáticas do planeta. Elas aproveitam as águas quentinhas do Extremo Sul da Bahia para se reproduzirem.


Se você perdeu o período das baleias e quer curtir mesmo as praias da Costa das Baleias, região que compreende os municípios de Prado, Alcobaça, Caravelas, Nova Viçosa e Mucuri, fuja das praias que ficam entre Mucuri e Alcobaça. Opte pelas praias mais afastadas de Prado. Vai por mim!!!!

Quando ir:
O ano todo!!!! O Parque Nacional de Abrolhos fica aberto todos os dias.
De julho a novembro para ver o espetáculo das baleias.
Como chegar e Hospedagem:
Abrolhos
A forma mais rápida de chegar é saindo da cidade de Caravelas num catamarã (o mais rápido faz o percurso em 2 horas), numa lancha (2,5 horas), de traineira (4 horas) ou de escuna (6 horas). A distância é de aproximadamente 70 kms (35 milhas) da costa.
Como não existem pousadas em Abrolhos, se a sua viagem não for um “bate e volta”, você pode experimentar o Liveoboard – um barco fica ancorado próximo a uma das ilhas por até 3 noites. É a única forma de se fazer mergulhos noturnos.
As principais empresas que operam na região são:
1.    Horizonte Aberto – Caravelas (73) 3297-1474 – www.horizonteaberto.com.br
2.    Abrolhos Turismo – Caravelas (73) 297-1149 / 297-1332
3.    Dive Tech – Caravelas  - (73) 3297-1666 - www.divetech.com.br
4.    Abrolhos Embacações – Caravelas  (73) 3297-1172
Praias:
Desde que a minha mãe mudou-se para o Sul da Bahia, eu tenho viajado muito para aquelas bandas. Prado fica menos de 100km da casa dela, então sempre que enjoamos do ar de fazenda, fugimos para a praia. Como mencionei a pouco, opte pelas praias de Prado, cidade que tem o quarto maior polo turístico da Bahia e 84 Km de praias entrecortadas por rios, cercadas de coqueiros e falésias. Quando eu falo das “praias de Prado”, refiro-me às praias afastadas. Se mesmo assim você optar por ficar em Prado, a melhor opção é a Pousada Ponta Areia (www.pousadapontadeareia.com.br/).
Cumuruxatiba - excelente lugar para quem viaja com criança
Então vamos falar das praias que eu mais gosto.

·         Cumuruxatiba: devo dizer que é a que eu mais frequento. Adoro.

É a principal vila depois de prado. Essa pequena vila de pescadores, de ruas de areia e terra, atraiu inúmeros forasteiros que queriam a vida boa baiana.
 
 As praias são calmas e o mar é raso, excelente para quem viaja com crianças. As praias são mais que desertas...  
o   Hospedagens: As pousadas custamam ser “pé na areia”, ou seja, em terrenos que dão no mar. Nada melhor que acordar, abrir a janela do seu quarto e olhar o marzão na sua frente.
Pousada É/ Tel: (73) 3573-1007
Pousada Rio do Peixe/ Tel: (73) 3573-1213 à essa é a pousada que eu vou me hospedar na minha próxima viagem à Cumuruxatiba.
Pousada Aquarela/ Tel: (73) 3573-1002
Pousada das Cores/ Tel: (73) 3573-1180
Pousada Mandala/ Tel: (73) 3573-1145
o   Para comer: Restaurante do Hérmes – Avenida Beira-Mar, s/n. (73) 35731155
Corumbau - Fazenda São Francisco

·         Praia do Moreira – 8km do centro de Cumu. Deserta, oferece coqueiros e areia clarinha.  
·         Corumbau  - essa praia, bem afastada do centro de Prado, é um sonho. Lugar deserto e muito bonito. Òtimo para quem quer fugir do mundo. A melhor opção de hospedagem é a Fazenda São Francisco (www.corumbau.com.br/), que conta com um serviço de Lua de Mel prá lá de chique. Esse hotel está nos meus favoritos, mas o valor ainda é astronômico para os meus padrões... Vou optar por um mais baratinho em Cumu!
Barra do Cahy
·         Barra do Cahy – segundo os historiadores, o ponto exato onde Cabral avistou o Brasil. Praia limpa e calma. Outro paraíso na região. Por ficar 18km do centro de Cumu, e com acesso difícil (mais fácil com camionete), a praia é bem deserta. Ótimo local para caminhadas na beira do mar.


Gostaram?
Beijos

Nenhum comentário:

Postar um comentário