terça-feira, 9 de outubro de 2012

Lima - a cidade dos Reis

Sabe aquele lugar que você vai com pouquíssimas pretensões e se surpreende?
Lima é assim. Tudo bem que eu já sabia que a culinária peruana é maravilhosa (meu restaurante preferido em Brasília é o peruano Taypá - www.taypa.com.br), mas Lima é uma cidade com vários atrativos que vão além da gastronomia.
Quer bater papo com pessoas simpáticas e receptivas? Conheça os limenhos. Quer sair para bares legais, com boa música e bebidas? Vá ao Barranco!  Quer ver História, visite o centro histórico com seus prédios da época da colonização espanhola ou as ruínas dos povos pré-colombianos que habitavam a região. Tem museus, galerias de arte, teatros, igrejas de todos os estilos, compras e muito mais...
Catedral de Lima na Plaza de Armas
Todos os rostos, culturas e sabores do Peru convergem para a sua capital, batizada de Cidade dos Reis pelos fundadores espanhóis em 1535.
Lima é uma cidade bem cosmopolita e muito grande. O centro é bem afastado de Miraflores, por exemplo, e muitos taxis recusam a corrida para lugares mais afastados.
Você deve tomar alguns cuidados básicos, como prestar atenção nos seus pertences! Apesar de eu não ter presenciado nada (furtos, roubos, gente desesperada porque foi assaltada), recebi muitos alertas de amigos que já tinha visitado a cidade. Então, eu repasso o aviso: cuidado!

Maiz e maiz morada (milho roxo)

O Peru é um país de frutas e comidas exóticas. Em Lima, vale a pena passear pelos mercados ou mesmo supermercados para conhecer um pouco do que os peruanos comem no dia a dia. Experimente!
Então vamos às dicas!

Embaixada do Brasil:
Av. José Pardo 850 •  Miraflores
Tel:  51 (1) 512-0830
EMERGENCIAS: 985039263

Documentação:
Passaporte, com validade superior a seis meses.

Quando ir:
O ano todo. O clima é constante, ou seja, estará sempre entre 15 e 24ºC.
Não se preocupe com o guarda-chuva: apesar da alta umidade, raramente chove em Lima! A última chuva expressiva foi em 2002, quando as pessoas mais carentes buscavam desesperadamente capas plásticas para cobrir suas casas – sim, as casas não costumam ter telhados, apenas lajes. A ausência de chuva tem a ver com a corrente de Humboldt, que não permite a mudança de temperatura dos oceanos para auxiliar nas chuvas (tá... minha explicação está muito furada, mas foi assim que me explicara).

Cores e sabores...

Moeda:Nuevo Sol ou, simplesmente, Soles.
R$ 1,00 = SOL 1,28 (cotação de 2/0/2012)
Se você tiver guardado, leve seus dólares ou Euros. Qualquer casa de Câmbio pode trocá-las para você. Aliás, na Jiron de la Union, você encontra pessoas trocando dinheiro na frente de todo mundo. Eles usam coletes amarelos com os dizeres: “Cambio dinero”


 Se você não tem dinheirinho guardado e quer levar reais, talvez você encontre alguma dificuldade. È possível trocar reais por Soles no aeroporto, mas a cotação é sempre desfavorável. No centro, próximo à Plaza San Martin há inúmeras casas de câmbio que trocam reais. Negocie!!!! Quando o doleiro te informar a taxa de câmbio, diga que a casa ao lado fez por um valor maior (mas não exagere... um ou dois décimos acima). 

 Cartão de Crédito são aceitos em quase todos os estabelecimentos, mas muitos cobram uma taxa de 8% para pagamentos com Mastercard. Com Visa normalmente não há taxas “extras”. 

Ande sempre com moedas de pequeno valor... Há muitos pedintes na rua e, para tirar foto das pessoas, você precisa dar uma propina (gorjetinha)... Give me you Money and you can take a Picture!
 
Observação importante!
Nem tudo é barato. Hospedagem é relativamente cara – preço do Brasil, mas comida é barata!
Praias de Lima vistas do Shopping LarcoMar


Transporte:
Voo para Lima: TAM, LAN, Taca, Avianca, Aerolíneas Argentinas...

A Taca é a única empresa que tem voos saindo direto de Brasília, mas você só encontra passagens com preços bons quando compra com muita antecedência!!!! 

O Aeroporto Internacional de Lima – Jorge Chávez, fica na cidade de Callao, na grande metrópole. Ele é bem afastado da cidade. Um taxi credenciado do aeroporto até o centro custa, em média, 40 Soles.

Observação importante!!!
Algumas empresas de taxi fazem a corrida até o aeroporto, e o preço também é em torno de 40 Soles. Peça na recepção do seu hotel. Se você quer economizar um pouco, as corridas podem custar a partir de 15 Soles se você pegar o taxi na rua.  

Ônibus tradicionais de Lima
Mas saia com muita antecedência. Muitos taxis são proibidos de transitar em Callao, por isso, eles negam a corrida até o aeroporto. Você pdoe demorar uns 40 minutos até encontrar um taxi credenciado.

Com um bom mapa, é muito fácil se locomover nos bairros de Lima. O problema está na distância entre os principais pontos turísticos, mas taxi dentro da cidade é bem barato. Sempre negocie o preço antes, pois não existe taxímetro. 


Pechinche!!!! Você consegue diminuir muito o valor da corrida.
 
Hospedagem:

Nessa viagem, a ideia era economizar na hospedagem e gastar nos jantares. Foi o que fizemos. Ficamos hospedados em albergues.
Palácio de Gobierno - Plaza de Armas
Em Lima, escolhemos um albergue bem no centro da cidade, próximo das atrações turísticas daquele lado de Lima. Fizemos muito coisa a pé. Dali, era super fácil pegar taxi para Miraflores ou Barranco.
Veja no www.booking.com as opções. Se você gosta é de albergues, o www.hostelworld.com/ a melhor opção para você.
Como é a primeira vez que menciono sobre albergues aqui no blog, vou fazer algumas considerações que eu acho relevantes.
·         Ficar em albergue é bem legal! Você conhece gente nova e de vários lugares, além de trocar informações sobre atrações turísticas, bares e restaurantes do agito!
·         Alguns albergues oferecem café da manhã. Parece bacana, mas o café é pão, manteiga e café. Passe no supermercado ou no mercado e compre coisas para incrementar o seu desayuno... Se você colocar tudo numa sacolinha, amarrar, botar seu nome e colocar na geladeira da cozinha do albergue, ninguém mexe!
Em algum lugar de Lima
·         Albergue tem cozinha!!! Ótimo. Dá para guardar as comprinhas perecíveis na geladeira e fazer um jantarzinho para a galera – meu primo fez ceviche para a galera em Cusco e foi 10! Lembre-se de lavar a louça depois.
·         Dividir quarto é uma droga! Dividir banheiro é pior ainda. Mas não é o fim do mundo. Você supera. Alguns albergues tem quartos individuais/ grupos pequenos com banheiro, o que é bem melhor. Levar uma toalha de casa é fundamental. DICA MAIS QUE IMPORTANTE: COLOQUE SEU NOME NA TOALHA (quando eu falar sobre Cusco, vou explicar o motivo).
·         Se você vai dividir quarto, leve um cadeado. É importantíssimo trancar suas coisas. Normalmente, ninguém mexe, mas “a oportunidade faz o ladrão”.
·         Por fim, respeito é fundamental. Não deixe a luz acesa ou fique conversando no quarto enquanto outras pessoas estão dormindo. Para isso existe uma área reservada para quem dorme tarde e gosta de tagarelar.


Atrações:
Melhor parte de qualquer post!!!
No centro Histórico, visite:
·   Plaza de Armas – principal praça. Foi ali que Francisco Pizarro fez o primeiro assentamento da cidade.
·  Palácio de Gobierno – na Plaza de Armas, esse prédio impressiona pelas características barrocas. É atualmente o Palácio Presidencial. 
Interior da Catedral de Lima
 ·         Catedral de Lima – na Plaza de Armas, fica no mesmo lugar que a 1ª igreja da cidade, criada em 1535. A igreja, de fachada barroca e interior neoclássico, é bem imponente, além de trazer esculturas e detalhes das vitórias de Pizarro no Peru. 
 ·         Monasterio e Iglesia de San Francisco – amarelo, o monastério guarda enormes catacumbas e uma livraria com mais de 25 mil obras antigas. 
 ·         Iglesia de la Merced – igreja do século XIV, mantém muito da sua estrutura original.  

Iglesia de San Francisco
  ·         Iglesia de Santo Domingo – outra igreja histórica. Bem bonita. 

·     Plaza San Martín – linda. Excelente lugar para sentar e tomar um café.
·     Palácio da Justiça – um pouco afastado da Plaza de Armas, o palácio da Justiça é simplesmente maravilhoso. Gigantesco, com colunas e escadas que chama a atenção de qualquer lugar. 

Nos outros bairros:
 ·         Museu de Arte de Lima (MALI) – tem as melhores coleções modernas do país. Vale a visita. 

·         Ruinas de Huaca Pucllana – “Huaca” significa templo. Era um local de cerimônia de uma cultura que habitou a região por volta de 400 d.C. Quando você for visitar as ruínas, aproveite para almoçar no restaurante que fica dentro do Sítio arqueológico (informações mais abaixo).
 

Circuito de Águas
·   Circuito de Águas – Você precisa conhecer!!!!! Fica na Avenida Petit Thouars, quadra 5, bem próximo ao Parque de La Cultura. As fontes começam a funcionar a partir das 16h. São mais de 20 fontes que “interagem” com o público... Na verdade, é você que brinca de se molhar. É muito legal!

·         Distrito de Miraflores e San Isidro – O bairro de miraflores é o distrito gastronômico de Lima. Ali estão os principais restaurantes da cidade. 

·         Distrito de Barranco – bairro boêmio de Lima. Durante o dia, o bairro é um atrativo a mais para a cidade de Lima, com casas coloridas e uma pela vista para as praias. À noite, é o point!
·         Praias – Circuito de Praias. Vai de Miraflores a Barranco. Ótimas para a prática de surfe, mas muito geladas para banhos.Não tive coragem de entrar.

Barranco - excelente local para agitos!
 ·         Museo Larco – Museu de arte pré-colombiana. Não deixe de ver a sessão destinada às peças de sacrifícios e a do Deus Chan Chan.
·         Museu do Ouro – Av. Alonso de Molina, 100, Monterrico.  É um dos melhores museus do Peru. Grande variedade de peças únicas trabalhadas em “Ouro” e “Prata.

Restaurantes:
Que delícia... A comida peruana é simplesmente maravilhosa. Tudo é muito temperado e apimentado (eu gostei). Não deixe de experimentar o Ceviche (peixe cozido no limão. Come-se com milho e batata doce) e, se você for muito corajoso, o cuy al horno (cuy é o porquinho da Índia – eu não tive coragem).
O que eu experimentei de bebidas:
·         Pisco – bebida tradicional feita de uva. Chilenos e peruanos brigam para saber quem inventou a bebida, mas foram os povos andinos! =o) Traga algumas garrafas para ter em casa e dar de presente. Todo mundo gosta!
Tudo misturado com pisco e batido!!!! Pisco sour, Maracujá sour... Se a bebida terminar com sour, beba! Você vai gostar!  
Chicha Morada com pisco!
·         Chicha morada – suco feito com o milho roxo (maiz morada). É bem gostoso. Com pisco fica maravilhoso!!!
 ·         Cerveja Cusqueña – bem... quem me conhece sabe que eu não gosto de cerveja, mas não resisti ao sabor da Cusqueña. Ela não tem aquele amargor das cervejas pilsen que são vendidas por aqui. Eu adorei! Pena que eu não trouxe uma caixa para casa.
Cusqueña bem gelada!

 ·         Inka Cola – refrigerante extremamente doce. Não gostei.

Quanto aos restaurantes, como eu mencionei anteriormente, economizamos na hospedagem para comer bem. Indico muito:
1.    Astrid y Gastón - Cantuarias 175, Miraflores. Tel: 51.1.242-5387/ 243-2574 (www.astridygaston.com). Um dos melhores restaurante que eu já fui na minha vida! Você já se imaginou comendo em um restaurante que entra na lista dos 50 melhores restaurantes do mundo? Quando você decidir as datas da sua viagem para Lima, mande um e-mail para o restaurante (ou ligue, mesmo) e faça uma reserva para o Menu-degustação de lá. Ninguém me falou isso!!! 
Boa companhia no Astrid y Gastón
Quando cheguei em Lima, se eu já  tive muita dificuldade para conseguir vaga no restaurante, imagina para a degustação dos 26 pratos do menu, com duração de 3 (TRÊS) horas!? Praticamente impossível. Mas o que eu comi já estava maravilhoso. 

Trio de ceviche

POSTRE!!!!!
Não é só a comida que vai te surpreender. O preço também!!!! O menu degustação sai por menos de 340 Soles. Quando você vai comer um menu de 26 pratos no D.O.M por menos de R$ 300,00?!?!?! Nunca!!!!!
1.    Restaurante Huaca Pucllana - General Borgoño cdra. 8, Huaca Pucllana – Miraflores. Tel: 51.1.445 4042 (www.resthuacapucllana.com). Outra parada obrigatória para os amantes da culinária – para aqueles que só querem encher a barriga também!

Sentido horário: Magret de pato, Tiradito de atún Nikkei, Lomo de atún en costra de hierbas andinas e chupitos peruanos



2.    El Cordano - Esquina Jr. Carabaya y Jr. Ancash, 202 (www.restaurantcordano.com) – conheceu a Plaza de Armas, corra para o El Cordano. Esse restaurante é bem tradicional e muito frequentado (por limenhos e turistas). A comida é boa e barata.
Bife com tacu-tacu ("panqueca" de feijões e arroz)

Jalea Mixta

Postre: arroz de leche com chicha morada
 

3.    Rosa Náutica – Espigón 4, Circuito de Playas,
Miraflores. Tel 51.1.445 0149 (
www.larosanautica.com/). Fica numa estrutura no mar. Não fui, mas minha irmã adorou! Faltou tempo...
4.    Rafael – Calle San Martín, 300. Tel 51.1.242-4149 (www.rafaelosterling.com). Foi eleito o melhor restaurante de Lima por um jornal da cidade.
5.    Restaurante Saqra - Av. La Paz 646, Lima, Tel 51.1.650.8884. Bom restaurante.
6.    Central Restaurante - Calle Santa Isabel 376, Miraflores. Tel: 51 1 242-851. Boa pedida
7.    Xocolatl – Calle Manuel Bonilla, 117, Miraflores. Tel 51.1.242-0143 (http://xocolatl.pe/english/gm.htm). É uma boutique de chocolate. Os sabores são variados e para todos os gostos. 

Chocolates... deliciosos
Lembro que os de gengibre, o maras e o Ranfañote negro eram muito bom!!! Se você quer algo forte, experimente o de Pisco e café! Os preços são a partir de 4 Soles cada (caro, porque você não vai querer comer só um).

lembrancinha... chocolate quente para os dias frios!
Para se divertir à noite:
1.    Ayahuasca - Restobar Lounge – Avenida Prolongacion San Martin, 130, Barranco (www.ayahuascarestobar.com). È uma mansão com vários ambientes, música boa e gente bonita. Sempre lotado.
2.    Picas - todos lós sentidos – Calle Bajadas de Baños, 340 – Puente de Los Suspiros, Barranco (www.picas.com.pe). Sim, esse é nome do bar. Uma balada em frente à Puente de Los Suspiros. 10!!!

Compras
O bairro de Chinatown é um bom local paara passear e comprar algumas coisinhas. Ali fica o Mercado Central, excelente local para comprar frutas exóticas e ver o que os peruanos comem!
Mariscos

queijos variados e azeitonas no Mercado Central

As lojinhas de souvenir ficam espalhadas por toda a cidade, mas você encontrará muita coisa barata no Mercado Índio - Avenida Petit Thouars, 5245, Miraflores.
Outro ponto de compras é o LarcoMar (Malecón de La reserva, 610, Miraflores), shopping  com um vista bem bonita das praias de Lima.
Se você quer falsificações, o shopping Polvos Azules (Calle La vitoria, Centro – próximo ao Parque de La Cultura) é o local ideal.


Coisas que você não pode deixar de trazer de Lima:
Casaco ou, pelo menos, um cachecol de lã de alpaca.
Pisco para fazer pisco sour para os amigos.

Beijos





Um comentário:

  1. Obrigada! Estou indo passar bem rápido por lá no mês que vem, gostei da praticidade da tua escrita.

    ResponderExcluir