terça-feira, 12 de novembro de 2013

Fiordes, Geleiras e muitos esportes radicais...

Seguimos nossa dicas de um dos países mais lindos do Mundo: a Nova Zelândia.

Esperando aquela carona para o Paraíso!!!
Como mencionei anteriormente aqui e aqui, é simplesmente impossível não se apaixonar pela Nova Zelândia. Mesmo que você seja uma pessoa urbana, a Nova Zelândia encanta.
 
O site oficial do turismo no país é o http://www.newzealand.com/int/. Você que vai para aquelas bandas deve fuçar o site completamente. É obrigatório!

O país transpira esportes radicais ou não! Mesmo não sendo um aficionado por atividades, você vai querer fazer pelo menos uma!

Relembro que fui no verão e que a cidade com as principais atrações aventureiras é Queenstown. Então seguem algumas dicas do que a Nova Zelândia oferece e que fiz:

Bungy jumping
Lá é o lugar. Se você procura segurança, vá pular de bungy jump na Nova Zelândia. Eu sou meio doida, mas minha segurança está em primeiro lugar. Jamais pularia de uma ponte ou prédio se passasse pela minha cabeça que algo poderia dar errado. Jamais!
Então lá é o lugar.
O primeiro ponto fixo de bungy jump do mundo foi instalado na Kawarau Bridge, próximo à Queenstown. A altura é razoável (43m), mas se você quiser mais, em Queenstown, o Nevis Bungy é o mais alto e proporciona um mergulho incrível de 134 metros. Se você for para Auckland, outra opção é pular da Auckland Harbour Bridge com o lindo Waitemata Harbour como pano de fundo.

Kawarau Brigde depois do salto
A melhor empresa é a AJ Hackett Bungy (http://www.bungy.co.nz/).

Salto de Paraquedas
Foi a coisa mais fantástica do mundo. Não, eu não gostei de pular de bungy jumping. Odiei, para falar a verdade, mas saltar de paraquedas é a melhor experiência ever!
Repito as palavras ali de cima. Vai fazer algo perigoso, faça com os melhores! E uma certeza a mais que nada de errado acontecerá!
Os cenários são fantástico... A época do ano também influencia a beleza do seu salto. No inverno, você verá as montanhas repletas de neve. No verão, uma “leve” matinha verde.
Só saltando de paraquedas para ter uma ideia da sensação. Como foi meu primeiro salto, fiz o salto duplo: vou presa a um instrutor que é o responsável por abrir o paraquedas na hora certa e fazer o pouso. Você vai de passageiro.


Antes...
Durante!!


Como concentrei minhas atividades em Queenstown, cidade dos esportes radicais, optei pela empresa Nzone (http://www.nzoneskydive.co.nz/home). Você pode optar por 3 alturas: 9.000 pés, 12.000 pés e 15.000 pés.
Fiz o de 12.000 pé. Foram vários e vários segundos de queda livre. Bom demais...

Passeio pelos Fiords
Outra opção próxima a Queenstown é fazer um passeio de dois dias pelos Fiordes neozelandeses, especialmente o Milford Sound. 


Imensidão de Milford Sound

Rudyard Kipling mencionou uma vez que o Milford Sound era a "oitava maravilha do mundo" (um pouco exagerado, mas é lindo demais).


As falésias do fiorde surgem verticalmente das águas escuras, os picos da montanha arranham os céus e as cachoeiras caem em cascata, algumas tão altas que chegam a 1000 metros. 
 
Quando chove em Milford Sound, o que não é raro, essas cachoeiras se multiplicam em um efeito fantástico! Outro fiorde ainda mais encantador (a viagem é um pouco mais demorada) é o Doubtful Sound. Com uma profundidade média de 421 metros, "o Som do Silêncio", como é chamado, é o mais profundo e o segundo mais longo (40 km) dos fiordes da Ilha Sul.



Se você tiver coragem e gostar de águas frias, lá é um excelente lugar para nadar ou fazer caiaque.
Não me lembro com qual empresa fizemos o overnight (dormimos uma noite no veleiro), mas uma bem conceituada é a Milford Sound Mariner Overnight Cruise (https://www.realjourneys.co.nz/en/experiences/cruises/milford-mariner-overnight-cruises/).

Escalar geleiras
SIm!! Você também pode escalar uma geleira! E é mais fácil que você pode imaginar. As melhores opções são as geleiras de Fox e Franz Josef, na costa Leste da Ilha Sul. São as mais fáceis e o acesso é por uma floresta lateral à geleira. Mesmo sendo fácil, a visita só pode ser feita com guias credenciados. Boas opções:

Franz Josef Glacier Guides (http://www.franzjosefglacier.com/), que atua desde 1990.

World Heritage Wanderer (http://www.hikingnewzealand.com/)

Fox Glacier Guiding (http://www.foxguides.co.nz/)

 

Se você é alpinista, já deve saber que Sir Edmund Hillary e o sherpa Tenzing Norgay foram os primeiros homens a escalar o Everest. E o treinamento do neozelandês foi nos mais de 30 picos com alturas superiores a 3000m da Ilha Sul.  Alias, ele é herói nacional. Seu rosto estava nas notas de 5 dólares neozelandeses. 

Kaikoura
Nadar com golfinhos selvagens
Na belíssima região de Akaroa, próxima a Christchuch, você poderá nadar com os fantásticos golfinhos Hector. É legal, mas como eles estão num ambiente selvagem, eles não interagirão como os golfinhos da Disney não...


Região de Kaikoura
Ao norte de Christchuch, fica a região de Kaikoura. Excelente local para ver baleias e comunidades enormes de focas.

Balonismo
Minha irmã e eu resolvemos fazer o passeio de balão. Tentamos, na verdade, mas as condições meteorológicas não ajudaram. Rodamos por mais de 2h tentado achar um ponto propício para a decolagem, mas não rolou... Infelizmente. Mas você poderá ter sorte.
A empresa que escolhemos foi a Up, Up and Away (http://www.ballooning.co.nz/), em Christchurch.
Subindo... 

Senhor dos Anéis
Sim!!!! Como não ir à Nova Zelândia e não visitar pelo menos um Set das filmagens?
Fui a um lugar chamado Paradise, na região próxima a Glenorchy. O Dart River e o Lake Wakatipu serviram de locação para as cenas de  Isengard, e a floresta próxima ao rio para  Lothlórien.
Coincidentemente, quando fui, algumas áreas estavam sendo preparadas para o filme do Wolverine Origins (cena do celeiro). E de ficar doido, não??

Outras Atrações:
·         Rapel
·         Canionismo
·         Exploração de cavernas
·         Caça
·         Passeio de barco a jato
·         Parapente e asa-delta
·         Parasailing
·         Rafting
·         Planadores
·         Voos panorâmicos
·         Ciclismo
·         Golfe
·         Motociclismo
·         Ciclismo de montanha
·         Rugby
·         Heli-esqui
·         Esqui
·         Snowboarding
·         Snowshoeing
·         Mergulho
·         Pesca
·         Canoagem
·         Iatismo
·         Prática de surfe
Ufa...
Cansou disso tudo? Vá descansar nas piscinas termais e spas espalhados pelo país. Minha irmã e eu fomos ao Hanmer Springs (http://www.hanmersprings.co.nz/). 



Só na vida boa...

Semana que vem vou falar um pouquinho da gastronomia da região e os VINHOS maravilhosos que você só toma por lá (tá, aqui no Brasil você encontra, mas com preços astronômicos.)
Beijos

Carol

5 comentários:

  1. Oi Carol!!! Cara colega!

    Gente que coincidência, tb sou formada em RI (fui a primeira turma de bacharelado no Rio, UniverCidade) e agora Direito!!! Vc atua na área empresarial?? Se for do Rio, quem sabe mando meu CV para seu escritório assim que pegar minha OAB rssrrsrss!!!!!

    Amei as dicas das viagens! Nossa me coloquei no seu lugar qto ao passeio de balão!!! Esse ano eu e minha mãe (minha companheira de viagem, viajamos sozinhas direto independente, tb falo inglês graças a 1 ano estudando em Londres)- então esse ano realizamos um sonho bemmmm antigo (que com a novela ajudou rs) e fomos para Turquia!!! Depois seguimos para a Grécia (sonho dela rs, ilhas também). Foi meados para final de março e mesmo sendo início da primavera estava uma friacaaaaa, e no dia que era nosso passeio de balão na Capadócia simplesmente amanheceu nevando e fazendo 4 graus negativos!!!! Ok, tínhamos o ultimo dia ainda para me agarrar a São Jorge e colocar toda minha fé em ação para pedir para o tempo cooperar rs. Eis que não amanheceu nevando e lá fomos nós. Mas o vento tava brabo e para nossa sorte nosso piloto era um gajo português mto bacana que amava o que fazia e se colocava no lugar de cada um de nós, que estávamos ali para realizar aquele sonho. E depois de encher o balão e vir o vento e ter que encher tudo de novo, e troca de lugar, vai todo mundo para outro ponto na tentativa do vento ajudar., várias pessoas desistindo e tendo que catar gente do staff para fazer peso e o balão subir..esperamos simplesmente QUATRO horas! MAS VOAMOS!!!! Salve Jorge rs!!!! Valeu muito a pena, realizamos aquele sonho! Aspas à parte um mês e meio depois infelizmente teve aquele acidente com as brasileiras...até escrevi para o piloto português, todos ficaram mto abalados, quem já esteve na Capadócia sabe, tem uma magia no ar, é um lugar indescritível....um acidente assim não combina mesmo com lugar.
    MUDANDO de assunto rsrsrsrs, achei seu blog graças a minha busca pelo Lago Titicaca. Estou de posse da iminência de comprar um cupom para outro sonho antigo que é Machu Picchu e esse pacote mto bom de 7 noites não tem o lago titicaca...Como teremos 3 dias livres em Cuzco e 3 dias tb em Lima, quem sabe daria para fazer uma aventura...Mas tô achando que não né? Segundo seus relatos esqueça viagem de bus (eu seria a candidata perfeita a passar mal até dizer chega rs) ...como seria pegar um voo??? Daonde??? Qto mais ou menos vc sabe?? Se der para esticar o cupom e colocar o voo de volta "postponando" mais 2 dias rsrsrsrs quem sabe é uma!!!. O que vc me sugere???

    Continua!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uauuuu!!!!
      Então achei uma parceira de viagens!
      Karynne, viajar é tudo de bom mesmo.
      Tentarei responder todas as suas colocações.
      Moro em Brasília e atuo na área cível. Mas manda seu currículo, sim. Sempre aparece alguém precisando de advogado.
      Minha família e eu estávamos organizando uma viagem para a Turquia e Grécia, mas deixamos de lado e fomos para a África! Amamos! VIsitamos Benin, Togo e África do Sul. Adorei... Deixamos de ir para a Turquia por causa do frio. Vi que vários pontos turisticos interessantes só abriam no verão/ primavera. Como queríamos ir no fim do ano, ficava um pouco inviável. Mas ainda conheceremos! Quero as dicas depois! =o)
      Pois é... viagem de balão é um negócio um tanto perigoso. Ai você espera que, por ser altamente conhecido, as normas de seguranças serão atendidas. Eu acredito que ali foi uma fatalidade, um caso isolado. Um instrutor mal preparado. Conheço várias pessoas que fizeram o passeio e amaram. E foi super tranquilo.
      Quanto ao Peru, devo dizer que voltei apaixonada pelo país. O Titicaca é um lago fantásticooooo... coisa mais impressionante que eu já vi!
      Você precisa de um dia inteiro para passear pelas ilhas peruanas do lago. Então você precisa se organizar direitinho. Eu viajei pela LAN PERU direto de Cusco para JULIACA (aeroporto mais próximo de Puno). De Juliaca, diversas vans fazem o caminho até Puno. Se você pegar uma, já combine a volta. O voo em si não foi caro porque deu um erro na taxa de emissão da LAN, mas eles cobram uma taxa altíssima para passageiros estrangeiros. A outra opção é a StarPeru.
      Vi que você tem poucos dias "extras". Use seus 3 dias de Cusco em Cusco e redondezas. Faço o passeio do Valle Sagrado, que é muito bom! E Cusco tem muita coisa legal para ver. E em Titicaca, só as ilhas e o lago - você precisa de, no mínimo 2 noites. Outra coisa: aproveite Lima! A cidade tem praia, deserto, excelentes restaurantes, ruínas... Se o seu pacote são 7 noites, aproveite os lugares incluídos. Se der para estender, ai vá para Titicaca.

      Excluir
  2. BOM é isso Dra !!! Somos mto parecidas, também sou uma adicta em viagens!!!! Inclusive quero expedicionar a Oceania que ainda não conheço, quase ia agora morar na Australia...ia dia 26/12 passar o ano novo, mas desisti. TÔ com o visto até novembro de 2014 rs...mas queria rodar o país todo, Queensland, Cairns, Adelaide, Melbourne, Sydney o tempo suficiente para poder comer todo o cardápio do Guylian Café que só tem lá rsrsrsssrs (no mundo todo só tem 3 cafés e todos em Sydney!)...Nova Zelândia que sempre ouço que é um país lindo de morrer, Indonésia (Bali) e ufa Japão (tenho loucura p conhecer Tokyo e ir na Disney do Japão, aí só ia faltar a da Korea para fechar as 5 Disneys do mundo rs). Ver uma Aurora Australis na Tasmânia tb seria a cereja do bolo rs! POIS é, a Aurora só é Bureal quando é no Hemisfério Norte (Noruega, a mais famosa), qualquer uma no sul é Austral, daí o nome do país, Austrália! Gosh, viajar tb é cultura rs. Se colocar minha listinha de próximas viagens (sonhos e mais sonhos) não acabo hoje...mas uma que dei mole e não fiz quando morei 1 ano em Londres foi Irlanda, Stonehege na Inglaterra, Escandinávia e Países baixos, holanda e Bélgica. Sem contar o Leste Europeu...até a Romência (Transilvânia rs) e Bulgária para Istambul de novo rs (EurailPass tudibom). Mas rodei a Europa quase toda quase 2 meses, 7 países, 30 cidades...Mas ficou esse gostinho rs. Até pq tem 15 anos que morei lá e nunca mais voltei e além da London Eye, mta coisa tá diferente...

    Enfim é muita vontade de desbravar o mundo rs, sem contar o desejo de repetir cada um dos lugares maravilhosos que gostamos né...Isso acontece mtooooo rs!!!! Turquia e Grécia são uns bons exemplos
    Falo muito eu sei hahhahahaha.
    Criei um blog recentemente com uma ideia que tive de Matéria de viagem...Não ia achar nem um pouco chato ter um trabalho de assessora cultural e ter que viajar hahahahahaha!!!! E quem eu queria que visse, uma diretora brasileira, nem tchum, mas em compensação em menos de 12hs do site no ar foi visto por mais de 40 pessoas na MALÁSIA e etc rs!

    I´m off now!

    Best Regards!!!

    CHEERS!!!!

    Karyne

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ha, meu email é karynneabutelli@hotmail.com me avise quando responder aki tá? Eh que tá configurado o gmail e não uso, nem sei a senha rs, vou ser notificada lá da sua resposta mas não vai adiantar mto rs! Vou seguir seu BLOG, aí não esqueço rsrsrsrsrsrs #DORY

      Excluir
    2. Uau!!!
      Eu amo a Austrália (embora prefira a Nova Zelândia!). Passei 35 dias viajando pelo país e adorei! Fui para Brisbane, Cairns, Barreira de corais, Alice Springs, Perth, Melbourne e Sydney! Foi fantástico! Recomendo muito... Da Austrália segui para a Nova Zelândia.
      Mas tem muita coisa que não visitei, como a Tasmânia, por exemplo. Todos falam que é fantástica!
      Eu gosto de viajar pela Europa, mas está tão caro que prefiro optar por outros destinos mais "exóticos". =o)
      O blog é um experiência agradável. Estou me policiando para escrever toda semana agora (ficou parado quase um ano). É legal e distrai..
      Bjos

      Excluir