terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Dois dias perambulando por Ottawa

Dia 4
Tomamos café e fomos direto para o aeroporto. Nosso voo para Ottawa saia 11h.
O dia estava bem frio. Mas nada de neve.
Dia frio e um pouco de chuva. Nada que atrapalhasse o passeio!

Parlament Hill num dia de sol e muito frio!!!

Uma horinha de voo e chegamos em Ottawa, capital do Canadá. Aqui, as pessoas predominantemente falam inglês.

As pessoas desprezam a cidade sem motivos. A capital do país é linda, organizada e limpa.

O Aeroporto Internacional de Ottawa fica a 20km de distância do centro da cidade. As opções são diversas – ônibus, taxis, über.
Como estamos em uma viagem econômica – vamos gastar com bons restaurantes – optamos pelo ônibus (mais informações no site oficial da empresa de transporte: http://www.octranspo.com).
Pegamos a linha 97 – ela nos deixou na porta do nosso hotel.
Os preços são variados.

$1.90
Child (5 and under)
Grátis

*Presto é o cartão magnético de recarga.

Dentro da cidade, a melhor opção é o transporte público. Bem organizado, limpo e com muitas estações, você não terá problema.

A cidade de Ottawa é dividida por um rio e um Canal, o Rio Rideau e o canal Rideau (quanta criatividade) e ao norte, pelo Rivière des Outaouais – Rio Ottawa.
Quanto mais próximo do Canal Rideau e do Rio Ottawa você se hospedar, mais próximo das principais atrações da cidade você estará (até rimou!) – estou engraçadinha hoje.

Ficamos na Albert Street, pertinho de tudo.
Passeamos pelo Parliament Hill.
Aliás, que LUGAR LINDO!
A caminhada ao redor do prédio é fantástica...

Andamos margeando o Canal Rideau até o Fairmont Château – um hotel lindo
Memorial de Guerra e Fairmont Chateau
Passamos no Memorial de Guerra e descemos a Elgin Street, passando pelo Confederation Park, o Ottawa City Hall até o Memorial dos Direitos Humanos.

Tínhamos uma reserva para jantar em um dos melhores restaurantes da cidade: o Beckta dinig & wine
Beckta dining & wine
150 Elgin St.
Ottawa, Ontario
(613) 238-7063

De longe, um dos melhores restaurantes que eu ja fui! A comida estava fantastica. O pato estava maravilhoso...
Pato com cogumelos do Beckta

Queríamos passar a ceia de Natal, mas estaria fechado. Comemoramos nosso Natal um dia antes. Não trocamos presentes, estávamos presente.
Foi ótimo.
A comida é fantástica. O preço, salgado…

Depois de umas taças de vinho, voltamos a pé para o hotel. É tudo muito pertinho
Floquinhos de neve caindo??? Nenhum... Só chuva.

Dia 5

Acredite, a temperatura subiu e fez um belo dia de sol...
Galeria Nacional do Canadá

Fomos cedo para  outro lado do Canal Rideau.

Passeamos mais um pouco pelo bairro, em direção ao norte, até a Basílica de Notre Dame. A Basília é linda por fora, mas estava fechada.

De lá, entramos na Galeria Nacional do Canadá  ou Musée des beaux-arts du Canada  – um pouco de arte torna tudo melhor...
O prédio da Galeria já é um monumento maravilhoso. O prédio atual é obra do arquiteto Moshe Safdie do escritório de arquitetura Parkin/Safdie Architects Planners, de Montreal. Foi inaugurado em 1988 e é todo feito de granito, concreto, aço e vidro. Além disso, bem na frente, tem uma escultura Maman, de 1999, da artista Louise Bourgeois.
Mesmo que você não goste de arte, vale muito a pena visitar o prédio.

O acervo permanente da Galeria é fantástico e já Para nossa sorte, estava rolando uma exposição do Monet. Valeu mais que a pena!

A Galeria funciona todos os dias, exceto segundas. O horário é de 10h da manhã até às 17h. Nas quintas, fica aberta até às 20h. Cabe lembrar que, nas quintas, a entrada é grátis após às 17h.

Valores:

Adultos
$12
Melhor idade (65+)
$10
Estudantes (Com carteirinha - Aceitam as do Brasil)
Adolescentes (idade 12 - 19)
$6
Crianças (até 11 anos)
grátis
Familia (2 Adultos e até 3 adolescentes)
$24

Fomos almoçar no Byward Market. Andamos um pouco pelos arredores do mercado e paramos para comer no The Fish Market Restaurant, um restaurante bem turistão, para falar a verdade. Não que a comida estivesse ruim, mas estava comum.
Catedral de Notre Dame

Para compras, uma boa opção é o Rideau Centre - um complexo de lojas de todos os tipos e todos os preço bem no centro.

Noite de Natal!
Esfriou muito e minha mãe e meu sobrinho voltaram para o hotel. Minha irmã e eu seguimos para o  Byward Market em busca de algum lugar para jantarmos.
Mas antes, demos uma nova passadinha na Igreja Notre Dame. Não era possível que ela estivesse fechada na noite de Natal.
Quem me acompanhou no Instagram, sabe que demos a maior sorte e conseguimos assistir à Missa de Natal na Igreja!!! Uau... foi lindo. Valeu o frio.

O Byward Market tem excelentes restaurantes e merece uma visita com calma – ou várias. Na noite de natal, muitos estabelecimentos estavam fechados.

Queríamos um barzinho e achamos o Pub 101. Acredite, tudo no cardápio a CAD 5. Tudo. Além do preço convidativo, a comida era bem gostosa.

Impressão final:
Quando pensamos em Canadá, nem lembramos da Capital e seguimos para cidades mais famosas, como Toronto, Montreal e Vancouver. Mas eu devo admitir que fiquei muito surpreendida. Ottawa é linda, organizada e com bastante atrações.

Dois dias e 3 noites são suficientes.