segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Nova Zelândia: um país para quem gosta de aventura!

Qual foi a viagem mais longa que você já fez? Tirou um ano “sabático” para viajar? Eu ainda não consigo fazer isso, mas juntei 2 anos de férias (50 dias) e fiz uma viagem para a Oceania – Austrália e Nova Zelândia. Eu viajei com a melhor companheira de viagem: minha irmã Julia. Depois de uma temporada na Austrália de 35 dias, atravessamos o Mar da Tasmânia e fomos para a Nova Zelândia!


Lake Tekapo

Conhecer a Nova Zelândia, ou Aotearoa, no idioma maori, foi um sonho... O país é simplesmente incrível: todos os cantos merecem uma parada para uma foto – talvez seja por isso que eu tirei mais de mil e quinhentas fotos nessa viagem.
Se você gosta de esportes radicais ou quer curtir praia pela manhã e esquiar à tarde, a Nova Zelândia é o país ideal. Questões de segurança fazem da Nova Zelândia o melhor lugar do mundo para as atividades radicais. O país vive do turismo e para o turismo, então tudo é muito explicadinho e organizado. Agências de turismos estão espalhadas por todas as principais cidades e são muito sérias.
Milford Sound
Os neozelandeses (ou kiwis, como são chamados) são pessoas são maravilhosas, receptivas e de bom humor! Ao contrário dos australianos, que são bem cosmopolitas, na Nova Zelândia as pessoas vivem num ritmo mais calmo, cercado de muita natureza e ovelhas! O país já teve um dos maiores rebanhos (qual é o coletivo de ovelhas??) do mundo... e eram 4 ovelhas para cada habitante.
Eu me apaixonei pelo país e é lá que eu quero passar a minha velhice. Quero uma casa numa fazendinha bem pequena, bem verde, e que, durante o inverno, fique coberta de neve ou com aquela neblina...
Queenstown
Acho que estou divagando assim porque acabei de fazer aniversário (me sentindo a velha!)...

O país, mais novo da era geológica, é dividido em duas ilhas relativamente pequenas, mas com inúmeras atrações: andar de veleiro pelos fiordes ou escalar uma geleira... Se você quer conhecer bem o país, prepare-se para ficar 30 dias. E você vai achar que não viu tudo!

Nós concentramos a nossa viagem na Ilha Sul. Alugamos um carro e rodamos muito, mas infelizmente a únicas coisas vistas da Ilha Norte foram do avião. Fica para uma próxima oportunidade (e eu sei que não vai demorar).
Para os amantes dos esportes, os kiwis se gabam de ter o melhor time de rúgbi do mundo – o All Blacks!!! É impossível você sair do país sem comprar uma lembrancinha do time e torcer loucamente pela seleção nacional nos campeonatos. Para quem é levemente nerd e/ou adora “Senhor dos Anéis”, é conhecer a “Terra Media”.

Akaroa
Em um dos inúmeros passeios que minha irmã e eu fizemos, conhecemos o local das gravações de Isengard – local onde fica a Torre de Saruman. Na ocasião, estavam gravando cenas do filme do Wolverine (cena do celeiro)... Só não tive a chance de encontrar o Hugh Jackman!!!!!
A fauna da Nova Zelândia é bem sensível. O animal símbolo do país é o Kiwi – uma ave que não voa e tem um bico fino e cumprido. O animalzinho é protegido, pois é uma espécie muito sensível – morre de susto, literalmente!!!
Em algum lugar da Nova Zelândia

Para proteger o Kiwi, o governo lançou uma campanha contra um de seus principais predadores, o gambá (possum). O gambá, que não é originário da ilha e não tem predador natural, transformou-se em uma praga.  Cada animal morto valia NZD1. Virou até carne para as famosas tortinhas neozelandesas

Esse primeiro post é só para dar dicas iniciais de quem vai viajar para a Nova Zelândia. Nos próximos, falarei das principais cidades da Ilha Sul e de suas atrações.
Você decidiu ir para a Nova Zelândia e já comprou a passagem? Ótimo!
Lake Ohau Logde

Agora é hora de escolher o que fazer. A primeira coisa é entrar no site http://www.newzealand.com/int/ e vasculhá-lo todinho. Ali você encontra dicas de passeios e empresas. É um site do próprio governo da Nova Zelândia e tem muita coisa legal!!! Eu organizei minha viagem e meus passeios por ele. Aqui eu repito o que eu disse logo no início: segurança é fundamental! As empresas passam por fiscalizações regulares e seguem padrões altos de qualidade.
Vamos às dicas!!
Embaixada do Brasil em Wellington:
A capital da Nova Zelândia é Wellington. Segunda maior cidade do país, ela fica ao sul da Ilha Norte. É uma cidade administrativa, com muitos prédios típicos da colonização britânica.
A embaixada brasileira fica na:  
Level 9, Deloitte House
10 Brandon Street
Wellington 6011
Tel: 04 473 3516, ext.1

Nas outras cidades neozelandesas não existem consulados brasileiros. Todas as informações devem ser direcionadas para o Consulado na Embaixada.
Quando eu estava na faculdade, estagiei na Divisão de Assistência Consular do Ministério das Relações Exteriores e lá pude ver como nós brasileiros nos metemos em encrencas mundo afora. Se algo acontecer com você, entre em contato imediatamente com o consulado.




Ovelhas espalhadas pelo país
Moeda:
New Zealand dollar (NZD)
R$ 1,00 = NZD 0,60 (cotação de 17/11/2012)
O padrão de vida dos neozelandeses é elevado, mas as coisas não são tão caras. Preço de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Lá não é, definitivamente, local para se fazer compras, como Miami!!!


Documentação:
Brasileiros não precisam de visto para visitarem a Nova Zelândia. É exigido passaporte válido por, no mínimo, 6 (seis) meses. Contudo, os turistas precisam apresentar as passagens de volta e dinheiro e/ou cartões de crédito para comprovar as condições financeiras.
Essa exigência decorre do grande número de imigrantes ilegais no país, principalmente brasileiros. Imagine uma cidade no exterior que 10% da população fala português?? É, na Nova Zelândia tem!!!!


Quando ir:
Anima escalar uma geleira?? Fox Glacier
O ano todo!!!! Vai ser sempre frio, mesmo no verão.
A temperatura media é de 10ºC, na Ilha Sul, e 16ºC, na Norte. No verão, um casaquinho sempre ajuda!!!!
No inverno, vá preparado para muito esqui!!!!




Transporte:
O principal aeroporto da Nova Zelândia é o de Auckland, na Ilha Norte. Lá é o ponto central de operação da Air New Zealand (melhor companhia aérea do país e membro da Star Alliance - http://www.airnewzealand.com/), da Virgin Austrália na Nova Zelândia (http://www.virginaustralia.com) e da Jetstar Airways (http://www.jetstar.com).
A infraestrutura aeroportuária do país é incrível e todas as grandes cidades têm aeroportos.
Nas cidades, são organizadas e um bom mapa resolve tudo. Para distancias maiores, o transporte público é a melhor opção. Não tenha medo de andar de ônibus. Se você é mais corajoso, alugue um carro, mas se lembre que você vai dirigir na mão inglesa (o que não é muito fácil para a maioria das pessoas) e não há estacionamentos fáceis. Alugar um carro é vantajoso para quem quer conhecer várias cidades... Foi o que eu fiz.
Dirigindo na mão inglesa
Minha irmã e eu alugamos um carro e todos os dias íamos para locais diferentes. Alugamos com a Thrifty. Super tranquilo. Apresentei passaporte e a carteira de motorista do Brasil.
 As rodovias também são muito boas. Respeitar os limites de velocidade é fundamental!!!! Há policiais a paisana nas estradas para multar os apressadinhos.
Uma observação: cuidado com as pontes... Algumas só possuem uma via para carros e trens. Você precisa esperar o trem e os carros que chegaram primeiro passarem para depois você ir.
Animou??? Ainda não postei as fotos do bungee jump

 Hospedagem:
Existem milhares de hotéis e hostels para todos os bolsos na Nova Zelândia. Veja no www.booking.com ou no http://www.hostelworld.com/ a melhor opção para você.
Comidas e bebidas:
Além da mistura de comida asiática, europeia e polinésia, prepare-se para
·         Muito carneiro e batata!
·         Fish and Chips à extremamente comum. Devo admitir que sempre tive um preconceito com essa comida banhada em óleo, mas eu experimentei na Nova Zelândia e adorei!
·         Frutos do mar, especialmente ostras, pipis e tuatua (típicos de lá)
·         Hängi maori: prato típico maori com carnes, vegetais e batata doce.
·         Pie à comer as tortinhas neozelandesas fará parte da sua viagem. Os kiwis adoram e fazem competições anuais para escolher a melhor. Em alguns lugares você poderá experimentar a pie de possum (gambá)!
Noite animadíssima em Christchurch
Vá preparado para beber muitos vinhos deliciosos, principalmente de sauvignon clanc, chardonnay e pinot noir e gris.
Beijos



Nenhum comentário:

Postar um comentário